Tecnologias para o ensino de orbitais atômicos: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3105

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino, Orbitais Atômicos, Revisão Sistemática

Resumo

Muitas pesquisas em educação na área de Química relatam da problemática que envolve a aprendizagem nessa disciplina, o entrave se torna ainda mais recorrente quando os assuntos envolvem fenômenos abstratos, como é o caso dos Orbitais Atômicos (OA), que exigem do aluno uma compreensão matemática e a capacidade de visualização espacial de objetos em três dimensões. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma Revisão Sistema da Literatura (RSL) em quatro base de dados internacionais sobre tecnologias propostas para o ensino de OA, dessa forma, pretende-se fornecer uma visão geral sobre essas ferramentas, descrevendo suas possíveis vantagens e problemáticas, além de buscar suas relações com teorias pedagógicas. Os resultados mostram que a Realidade Aumentada e Virtual têm sido recorrente de estudos e aplicações na disciplina de Química, e podem ser configuradas como potenciais ferramentas aliadas no processo de ensino dos OA

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Biografia do Autor

Glaylton Batista de Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Mestrado em andamento em Tecnologia Educacional na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor efetivo da rede Estadual de Ensino do Ceará. Integra o Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação, UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE).

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC, Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2023-03-09

Como Citar

Almeida, G. B. de, de Lima, L., & Marçal de Barros Filho, E. (2023). Tecnologias para o ensino de orbitais atômicos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 7, 313–324. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3105

Edição

Seção

Artigos