A tecnologia como suporte educacional para estudantes com autismo: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3394

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Tecnologia, Educação, Aprendizagem;

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é desenvolver uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista, considerando que esses alunos enfrentam desafios específicos que afetam seu desenvolvimento e aprendizagem. Os quatorze artigos que compuseram a RSL foram extraídos após critérios de exclusão e inclusão de duas bases internacionais e uma nacional. A relevância desse estudo reside na busca por estratégias e recursos tecnológicos que contribuam para a inclusão e desenvolvimento desses alunos. A análise dos trabalhos permitiu a coleta de dados qualitativos a cerca das principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas escolas, onde foi possível concluir que tais recursos tecnológicos são mais empregados no Ensino Fundamental e que o computador, smartphone e tablet são os dispositivos mais populares nesse contexto.

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Biografia do Autor

Nadia Alves Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Ciências Contábeis pela (UVA) e Mestranda em Tecnologia Educacional pela (UFC).

Priscila Barros David , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) com Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC).

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado, Mestre e Doutor em Ciência da Computação (UFC).  Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (UFC).

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Alves Lima, N., Barros David , P., & Marçal de Barros Filho, E. (2023). A tecnologia como suporte educacional para estudantes com autismo: revisão sistemática. Revista Educar Mais, 7, 757–772. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3394

Edição

Seção

Artigos