Construcción de estrategias de enseñanza con profesores de Química: informe de formación continua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2103

Palabras clave:

formación del profesorado, estrategias didácticas, ciencia y química, primaria y secundaria

Resumen

Este trabajo consiste en un análisis de las experiencias experimentadas a lo largo de un Curso de Formación Continua de Profesores en el área de Ciencias de la Naturaleza. Con siete reuniones, el curso contó con cinco profesores de Ciencias y Química de Primaria y Secundaria, y abordó diferentes estrategias de enseñanza y formación pedagógica. La investigación tiene un carácter cualitativo, con características de un estudio de caso. Los datos se recopilaron a través de un cuestionario, grabaciones de debates de reuniones de audio y obras producidas por los participantes. Las estrategias de enseñanza y las dificultades experimentadas por los estudiantes y maestros se discutieron durante todas las reuniones. Además, se puso en marcha la propuesta de que los docentes elaboraran un plan de unidad didáctica basado en las estrategias debatidas en la formación. Como resultado, hubo un predominio de metodologías activas, ya que los profesores instigaron a los estudiantes a crear mapas conceptuales, experimentos con pila de limón y preparación de tabla periódica. Entre otros aspectos, tales estrategias favorecen la autonomía de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Jonathan Giovanella Laste, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em licenciatura em História pela Univates.

Miriam Ines Marchi, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino. http://orcid.org/0000-0003-2546-7072

Patrick Alves Vizzotto, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES, pesquisando a temática da Alfabetização Científica. Participa dos Grupos de Pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências - UNIVATES e Inovações no Ensino de Ciências - FURG. É revisor de periódicos nacionais na área do Ensino. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em mensuração da Alfabetização Científica, Física aplicada ao trânsito e retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Ensino de Química, pela UFRGS (1990), mestrado em Química pela UFRGS (1999) e doutorado em Química pela mesma Universidade (2004). Realizou pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. É professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). http://orcid.org/0000-0003-0252-2243

José Cláudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Citas

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Publicado

2021-01-08

Cómo citar

Laste, J. G., Marchi, M. I., Vizzotto, P. A., Oliveira, E. C., & Del Pino, J. C. (2021). Construcción de estrategias de enseñanza con profesores de Química: informe de formación continua. Educar Mais, 5(2), 217–231. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2103

Número

Sección

Artículos