O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) como ferramenta para validação de questionários: exemplo de uso na pesquisa em educação e Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4089

Palavras-chave:

Ensino de Física, Psicometria, Pesquisa quantitativa, Teoria da aprendizagem significativa

Resumo

Pesquisas em Educação e Ensino de Ciências desempenham um papel fundamental no aprimoramento da qualidade da educação e na compreensão dos desafios enfrentados por professores e alunos. Para coletar dados confiáveis e relevantes é essencial que os instrumentos de pesquisa, como questionários, sejam devidamente validados. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) é uma importante ferramenta para avaliar a validade de conteúdo de um instrumento de coleta de dados, conferindo se os itens que o compõe possuem clareza, pertinência e relevância. O presente trabalho discute a importância do CVC, destacando seus fundamentos e aspectos metodológicos. Por fim, apresenta um exemplo de aplicação prática na validação de um instrumento que visa mensurar o potencial de aulas de Física na promoção de uma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2019), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2017), Licenciado em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2014). Realizou estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates, 2020). Atualmente Professor do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG - Brasil. Tem interesse na área de Ensino de Física desenvolvendo estudos voltados para a: Alfabetização Científica, avaliação educacional, métodos quantitativos de pesquisa e inovações pedagógicas no ensino.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

Vizzotto, P. A. . (2025). O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) como ferramenta para validação de questionários: exemplo de uso na pesquisa em educação e Ensino de Ciências . Revista Educar Mais, 9, 1–23. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4089

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Artigos