O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) como ferramenta para validação de questionários: exemplo de uso na pesquisa em educação e Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4089Palavras-chave:
Ensino de Física, Psicometria, Pesquisa quantitativa, Teoria da aprendizagem significativaResumo
Pesquisas em Educação e Ensino de Ciências desempenham um papel fundamental no aprimoramento da qualidade da educação e na compreensão dos desafios enfrentados por professores e alunos. Para coletar dados confiáveis e relevantes é essencial que os instrumentos de pesquisa, como questionários, sejam devidamente validados. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) é uma importante ferramenta para avaliar a validade de conteúdo de um instrumento de coleta de dados, conferindo se os itens que o compõe possuem clareza, pertinência e relevância. O presente trabalho discute a importância do CVC, destacando seus fundamentos e aspectos metodológicos. Por fim, apresenta um exemplo de aplicação prática na validação de um instrumento que visa mensurar o potencial de aulas de Física na promoção de uma aprendizagem significativa.
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