Alfabetização científica e/ou letramento científico: reflexões sobre o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2528

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Letramento Científico, Ensino, Ciências.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, por meio de procedimento bibliográfico cujo objetivo foi promover a compreensão dos conceitos de Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) e a sua função e importância no ensino das ciências na educação básica. São apresentadas as conceituações de AC e LC, seguidas de um resgate histórico do ensino de ciências no processo de aprendizagem formal, destacando as diversas adaptações que esse ensino sofreu até sua mais recente estruturação, de acordo com os documentos que normatizam a educação brasileira. São realizadas algumas incursões visando à reflexão sobre a necessidade de uma formação integral dos educandos, com criticidade e ética, através de atividades que relacionem diferentes áreas e esferas da vida em sociedade. Conclui-se que, para atingir uma educação nesses moldes, é necessário um ensino que esteja além da assimilação de conceitos e fórmulas no âmbito do ensino das ciências, buscando o entendimento dos conceitos e aplicações no cotidiano, com vistas a uma transformação social a partir da ciência e da tecnologia.

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Biografia do Autor

Francisco Jucivanio Felix de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade. Atualmente sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú.

Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Faculdade Princesa do Oeste - FPO -Crateús-CE

Mestre em Ensino pela UNIVATES; possui Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária pela Faculdade Ratio (2014); graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Professora e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Princesa do Oeste (FPO). Membro do NUCRESS-Crateús. Tem experiência na área de Serviço Social, Política Social, Seguridade Social, Trabalho, Ensino e Formação de Professores.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

Felix de Sousa, F. J., da Silva Cavalcante, L. V. ., & Del Pino, J. C. (2021). Alfabetização científica e/ou letramento científico: reflexões sobre o Ensino de Ciências: . Revista Educar Mais, 5(5), 1299–1312. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2528

Edição

Seção

Artigos