Construction of teaching strategies with Chemistry teachers: report of continued training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2103

Keywords:

teacher training, teaching strategies, science and chemistry, elementary and high school

Abstract

This work consists of an analysis of the experiences experienced throughout a Course for Continuing Education of Professors in Science at a Community University of Rio Grande do Sul. With seven meetings, the course had five teachers of Science and Chemistry of Elementary and High School, and addressed different strategies of teaching and pedagogical training. The research has a qualitative character, with characteristics of a case study. Data were collected through a questionnaire, recordings of discussions of audio meetings and works produced by the participants. The teaching strategies and difficulties experienced by students and teachers were discussed during all meetings. In addition, the proposal for teachers to develop a didactic unity plan was launched based on the strategies discussed in training. As a result, there was a predominance of active methodologies, since the teachers instigated the students to create conceptual maps, experiments with lemon stack and preparation of periodic table. Among other aspects, such strategies favor the autonomy of students.

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Author Biographies

Jonathan Giovanella Laste, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em licenciatura em História pela Univates.

Miriam Ines Marchi, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino. http://orcid.org/0000-0003-2546-7072

Patrick Alves Vizzotto, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES, pesquisando a temática da Alfabetização Científica. Participa dos Grupos de Pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências - UNIVATES e Inovações no Ensino de Ciências - FURG. É revisor de periódicos nacionais na área do Ensino. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em mensuração da Alfabetização Científica, Física aplicada ao trânsito e retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Ensino de Química, pela UFRGS (1990), mestrado em Química pela UFRGS (1999) e doutorado em Química pela mesma Universidade (2004). Realizou pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. É professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). http://orcid.org/0000-0003-0252-2243

José Cláudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Published

2021-01-08

How to Cite

Laste, J. G., Marchi, M. I., Vizzotto, P. A., Oliveira, E. C., & Del Pino, J. C. (2021). Construction of teaching strategies with Chemistry teachers: report of continued training. Educar Mais, 5(2), 217–231. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2103

Issue

Section

Articles