A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE DIALÓGICA JUNTO À REALIDADE ESCOLAR NA DOCÊNCIA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.499Abstract
Este texto é fruto de estudo investigativo de três professores pesquisadores sobre o trabalho docente praticado no Curso de Pedagogia a Distância- CLPD/UFPEL, buscando contextualizar a sua concepção e metodologia, que entendem seguir o espírito democrático republicano constitucional brasileiro. A formação inicial de professores para o ensino básico está detalhada nas linhas de sentido das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs vigentes para licenciaturas, que por sua vez, que se baseiam nos três pressupostos, constantes na CF/88 e na LDB/96 - formação humana integral, cidadania e preparação para o trabalho, busca educar crianças, jovens e adultos para participar da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, segura e sustentável. Este estudo embasou sua cientificidade na pedagogia problematizadora e popular de Paulo Freire e nas metodologias de pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Desta maneira, derivou seus procedimentos baseados no diálogo crítico entre professores e na construção de escrita colaborativa, partido dos dados advindos do material de ensino e avaliação. Na sua análise produziu reflexões, narrativas e posicionamentos a respeito da prática pedagógica curricular orientada pelo Projeto Político Pedagógico do curso, documento representativo da coordenação e demais docentes, que seguindo as DCNs se fundamentou na busca da interação entre pesquisa, ensino e extensão. Como resultados deste estudo destaca-se a importância de desenvolver o processo de formação continuada por meio de comunidades colaborativas aprendentes em sintonia com a formação inicial docente. No período abrangido, apesar de limites como frequentes mudanças de equipes, cronogramas rígidos e dificuldades de ritmos, não obstante, conseguiu-se aproximar a universidade das escolas parceiras, a educação com pesquisa, formação humana e profissional, estágio com currículo contemporâneo, realidade dinâmica construída em apropriação por seus sujeitos e transformação social, cultural e histórica, incluindo as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTICs. Concluímos que a educação a distância potencializada pela cibercultura permite a tessitura de redes cognitivas, superando limites espaço-temporais, pois não obriga que as relações sejam presenciais, nem sincrônicas, embora se utilize destas características para valorizar as culturas locais e promover novos saberes e aprendizagens que façam a diferença para a educação nacional.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.