A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE DIALÓGICA JUNTO À REALIDADE ESCOLAR NA DOCÊNCIA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.499Resumen
Este texto é fruto de estudo investigativo de três professores pesquisadores sobre o trabalho docente praticado no Curso de Pedagogia a Distância- CLPD/UFPEL, buscando contextualizar a sua concepção e metodologia, que entendem seguir o espírito democrático republicano constitucional brasileiro. A formação inicial de professores para o ensino básico está detalhada nas linhas de sentido das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs vigentes para licenciaturas, que por sua vez, que se baseiam nos três pressupostos, constantes na CF/88 e na LDB/96 - formação humana integral, cidadania e preparação para o trabalho, busca educar crianças, jovens e adultos para participar da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, segura e sustentável. Este estudo embasou sua cientificidade na pedagogia problematizadora e popular de Paulo Freire e nas metodologias de pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Desta maneira, derivou seus procedimentos baseados no diálogo crítico entre professores e na construção de escrita colaborativa, partido dos dados advindos do material de ensino e avaliação. Na sua análise produziu reflexões, narrativas e posicionamentos a respeito da prática pedagógica curricular orientada pelo Projeto Político Pedagógico do curso, documento representativo da coordenação e demais docentes, que seguindo as DCNs se fundamentou na busca da interação entre pesquisa, ensino e extensão. Como resultados deste estudo destaca-se a importância de desenvolver o processo de formação continuada por meio de comunidades colaborativas aprendentes em sintonia com a formação inicial docente. No período abrangido, apesar de limites como frequentes mudanças de equipes, cronogramas rígidos e dificuldades de ritmos, não obstante, conseguiu-se aproximar a universidade das escolas parceiras, a educação com pesquisa, formação humana e profissional, estágio com currículo contemporâneo, realidade dinâmica construída em apropriação por seus sujeitos e transformação social, cultural e histórica, incluindo as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTICs. Concluímos que a educação a distância potencializada pela cibercultura permite a tessitura de redes cognitivas, superando limites espaço-temporais, pois não obriga que as relações sejam presenciais, nem sincrônicas, embora se utilize destas características para valorizar as culturas locais e promover novos saberes e aprendizagens que façam a diferença para a educação nacional.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.