The lack of insertion of the Espinilho state park as a space for environmental training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2608

Keywords:

Espinilho State Park, Plant Diversity, Teaching, Potentialities

Abstract

This project aimed to analyze the vision of elementary school students (final cycle) about the Espinilho State Park (PEE) in order to develop a proposal to bring students and the school community closer to the PEE through the promotion of Environmental Education. The work was developed in 2018, in partnership with the Nilza Corrêa Pereira State High School (Barra do Quaraí-RS), with students from two classes of elementary school II, one class from the 6th year (initial year of this cycle) , with 14 students and a 9th grade class (final year of the cycle) with 17 students, through the application and analysis of a questionnaire with four open questions. As a result, it can be inferred that students are unaware of the PEE area, that the concept of living beings present in the park are portrayed in the form of animals, but exotic animals belonging to other biomes. As final considerations, it is observed that the PEE is not used as a teaching space by the school, and the development of projects involving this conservation unit, as an instrument for the promotion of Environmental Education and reflection on issues regional, from plant and animal biodiversity is necessary.

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Author Biographies

Allyson Henrique Souza Feiffer, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC/SP (2019) e em Educação Ambiental pela UNIPAMPA (2020). Atualmente é professor de Ciências da Natureza e Matemática em cursos de preparatório para o ENEM e vestibulares. Idealizador do projeto Grupo Focal - Aulas Particulares e Acompanhamento Escolar, o qual ministra aulas voltadas para as componentes de Ciências da Natureza e Matemática. Desenvolve pesquisas junto à UNIPAMPA na Unidade de Conservação Parque Estadual do Espinilho, voltadas para a coleta, classificação e divulgação de espécimes das plantas herbácea do Parque do Espinilho, como forma de mostrar uma parcela da biodiversidade do bioma Pampa.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor formato em magistério em nível médio (Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama - RJ. Discente de graduação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão, cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como, iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES, PRAEC, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº 273/2020.

Leonardo Barboza Benites, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Licenciando do Curso de Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Integrante do Clube de Astronomia do Campus de Uruguaiana. Tem experiência na área de Astronomia, mais especificamente o ensino de Astronomia, atividades de planetárista, montagem de telescópios e lunetas e observação do céu. Formação de ensino fundamentada na pedagogia freiana e adapto da utilização de metodologias ativas e do ensino de ciências através da Astronomia.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Published

2022-01-03

How to Cite

Feiffer, A. H. S., Cunha, F. I. J., Benites, L. B. ., & Dinardi, A. J. (2022). The lack of insertion of the Espinilho state park as a space for environmental training. Educar Mais, 6, 46–58. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2608