La falta de inserción del parque estatal de Espinilho como espacio de entrenamiento ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2608

Palabras clave:

Parque Estatal del Espinillo, Diversidad Vegetal, Educación, Potenciales

Resumen

Este proyecto tuvo como objetivo analizar la visión de los estudiantes de primaria (ciclo final) sobre el Parque Estatal Espinilho (PEE) con el fin de desarrollar una propuesta para acercar a los estudiantes y la comunidad escolar al PEE a través de la promoción de la Educación Ambiental. El trabajo se desarrolló en 2018, en alianza con la Escuela Secundaria Estatal Nilza Corrêa Pereira (Barra do Quaraí-RS), con estudiantes de dos clases de la escuela primaria II, una clase del 6 ° año (año inicial de este ciclo), con 14 alumnos y una clase de 9º curso (último curso del ciclo) con 17 alumnos, mediante la aplicación y análisis de un cuestionario con cuatro preguntas abiertas. Como resultado, se puede inferir que los estudiantes desconocen el área de PEE, que el concepto de seres vivos presentes en el parque están retratados en forma de animales, pero animales exóticos pertenecientes a otros biomas. Como consideraciones finales, se observa que el PEE no es utilizado como espacio de enseñanza por parte de la escuela, y el desarrollo de proyectos que involucren esta unidad de conservación, como instrumento para la promoción de la Educación Ambiental y la reflexión sobre temas regionales, desde la planta y la biodiversidad animal es necesaria.

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Biografía del autor/a

Allyson Henrique Souza Feiffer, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC/SP (2019) e em Educação Ambiental pela UNIPAMPA (2020). Atualmente é professor de Ciências da Natureza e Matemática em cursos de preparatório para o ENEM e vestibulares. Idealizador do projeto Grupo Focal - Aulas Particulares e Acompanhamento Escolar, o qual ministra aulas voltadas para as componentes de Ciências da Natureza e Matemática. Desenvolve pesquisas junto à UNIPAMPA na Unidade de Conservação Parque Estadual do Espinilho, voltadas para a coleta, classificação e divulgação de espécimes das plantas herbácea do Parque do Espinilho, como forma de mostrar uma parcela da biodiversidade do bioma Pampa.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor formato em magistério em nível médio (Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama - RJ. Discente de graduação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão, cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como, iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES, PRAEC, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº 273/2020.

Leonardo Barboza Benites, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Licenciando do Curso de Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Integrante do Clube de Astronomia do Campus de Uruguaiana. Tem experiência na área de Astronomia, mais especificamente o ensino de Astronomia, atividades de planetárista, montagem de telescópios e lunetas e observação do céu. Formação de ensino fundamentada na pedagogia freiana e adapto da utilização de metodologias ativas e do ensino de ciências através da Astronomia.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Feiffer, A. H. S., Cunha, F. I. J., Benites, L. B. ., & Dinardi, A. J. (2022). La falta de inserción del parque estatal de Espinilho como espacio de entrenamiento ambiental. Educar Mais, 6, 46–58. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2608

Número

Sección

Artículos