Contribuições do PIBID Ciências da Natureza para o Letramento Científico na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Experimentação, Formação Inicial e Continuada

Resumo

O presente trabalho registra a inserção dos bolsistas do PIBID Ciências da Natureza em duas escolas públicas de Uruguaiana-RS e tem por objetivo analisar a importância das Feiras e Clubes de Ciências enquanto espaços de letramento científico e de protagonismo dos sujeitos envolvidos.  Metodologicamente a pesquisa pode ser considerada uma pesquisa qualitativa que registra as ações e depoimentos no processo de organização de duas Feiras de Ciências (Escola A) e um Clube de Ciências (Escola B). Os resultados indicam que estes eventos são importantes espaços para a promoção do letramento científico e do protagonismo dos alunos. Os fundamentos que estruturam tal intervenção, buscam elucidar a importância de superar o Ensino de Ciências tradicional, obtendo como produto o letramento científico. Nas escolas supracitadas, a aplicação das Feiras e Clubes de Ciências, evidenciaram a riqueza de criatividade produzida pelos alunos, com a apresentação de diversos experimentos, discutidos de modo interdisciplinar entre todos os professores de Ciências da Natureza, demais áreas, bolsistas do PIBID, bem como, a supervisão e a coordenação do programa.

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Biografia do Autor

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor formato em magistério em nível médio (Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama - RJ. Discente de graduação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão, cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como, iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES, PRAEC, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº 273/2020.

João Victor Silveira Verçosa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Desenvolve projetos que atuam diretamente no desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica.

Alan Pedroso Leite, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana. Fui bolsista de Iniciação à Docência (2018/2020) pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Integrante do Grupo Colaborativo Flexilhas e GEECNAT ( Grupo de estudos em Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias). já desenvolveu estágio remunerado em uma escola de educação infantil municipal. Atualmente, desenvolve estágio remunerado em um instituto particular.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Dinardi, A. J. ., Cunha, F. I. J., Verçosa, J. V. S. ., & Leite, A. P. (2021). Contribuições do PIBID Ciências da Natureza para o Letramento Científico na Educação Básica. Revista Educar Mais, 5(5), 1114–1128. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Edição

Seção

Artigos