Contribuciones de las Ciencias PIBID de la Naturaleza para la Letra Científica en la Educación Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Palabras clave:

Enseñanza de las ciencias, Experimentación, Formación inicial y continua

Resumen

El presente trabajo registra la inserción de becarios de Ciencias de la Naturaleza PIBID en dos escuelas públicas de Uruguaiana-RS y tiene como objetivo analizar la importancia de Ferias y Clubes de Ciencias como espacios de alfabetización científica y protagonismo de los sujetos involucrados. Metodológicamente, la investigación puede considerarse una investigación cualitativa que registra las acciones y testimonios en el proceso de organización de dos Ferias de Ciencias (Escuela A) y un Club de Ciencias (Escuela B). Los resultados indican que estos eventos son espacios importantes para la promoción de la alfabetización científica y el protagonismo de los estudiantes. Los fundamentos que estructuran dicha intervención buscan dilucidar la importancia de superar la Enseñanza de las Ciencias tradicional, obteniendo como producto la alfabetización científica. En las escuelas mencionadas, la aplicación de Ferias y Clubes de Ciencias evidenció la riqueza de creatividad producida por los estudiantes, con la presentación de varios experimentos, discutidos de manera interdisciplinaria entre todos los profesores de Ciencias de la Naturaleza, otras áreas, becarios PIBID, así como, la supervisión y coordinación del programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor formato em magistério em nível médio (Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama - RJ. Discente de graduação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão, cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como, iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES, PRAEC, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº 273/2020.

João Victor Silveira Verçosa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Desenvolve projetos que atuam diretamente no desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica.

Alan Pedroso Leite, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana. Fui bolsista de Iniciação à Docência (2018/2020) pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Integrante do Grupo Colaborativo Flexilhas e GEECNAT ( Grupo de estudos em Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias). já desenvolveu estágio remunerado em uma escola de educação infantil municipal. Atualmente, desenvolve estágio remunerado em um instituto particular.

Citas

ALVES, Alexandra Camargo; PEREIRA, Andréia Regina; LOPES, Roseli de Deus; FICHEMAN, Irene Karaguilla. Projetos de ciências e engenharia na educação básica: estímulo por meio de feiras de ciências. In: Simpósio Brasileiro de Informática em Educação (SBIE), 2004, Anais. Manaus: UFAM, 2004. p. 47-9. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/372. Acesso em: 09 ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Referenciais para a formação de professores. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=48631-reformprof1&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, p. 28, 1998. Disponível em: rtal.mec.govhttp://po.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 22, p. 89-100, 2003.

CHASSOT, Attico. Educação consciência (2. ed). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Indicador ácido-base com repolho roxo. Manual da Química [online]. Disponível em https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm. Acesso em: 09 ago. 2020.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

GOMES, Anderson (org.) Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo. 2015.

GONÇALVES, Rithiele; BILLIG MELLO, Elena Maria; MELLO-CARPES, Pâmela Billig.Oficina "Circuito sensorial" como metodologia utilizada na formação continuada de professores de ciências - um relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 1, p. 6-13, 2016.

JUSTINIANO, Artur e Botelho, RafaelConstrução de uma carta celeste: Um recurso didático para o ensino de Astronomia nas aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física [online], v. 38, n. 4, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0131. Acesso em: 07 jul. 2021.

LENZ, ngela Maria Schoor; HERBER, Jane. Feira de Ciências: um projeto de iniciação à pesquisa. Revista Destaques Acadêmicos, v. 5, n. 5, 2013.

LIPPERT, Beatriz Garcia; ALBUQUERQUE, Nathália Fogaça; DO LIMA, Valderez Marina do Rosário. Clube de Ciências como um Espaço de Formação: Concepções de Monitores sobre Ensinar Ciências. Práxis Educacional, Bahia, v. 15, n. 32, p. 155-173, 2019.

MANCUSO, Ronaldo. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, n. 6, 2000. [online] Disponível em: http://contexto-educativo.com.ar/2000/4/nota-7.htm. Acesso em: 07 Set. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

PISA 2015. OECD PISA 2015: Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Matriz de Avaliação de Ciências. Resumo do Documento: Pisa 2015 Science framework (2013). Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2015/matriz_de_ciencias_PISA_2015.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

SANTOS, Juliano dos; CATÃO, Ruth Kellen. Estruturação e consolidação de Clubes de Ciências em escolas públicas do Litoral do Paraná. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Out. 2010, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: SINECT, p. 1-14, 2010.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, Lúcia. Helena. Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estruturação do ensino de física. Carvalho, Anna Maria Pessoa de; ELIO, Carlos Ricardo; SASSERON, Lúcia Helena; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos; PIETROCOLO, Maurício (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, Cristiane Reis Barcelos. Letramento científico no âmbito do programa de iniciação à docência (PIBID): uma análise de produção científica na área de ensino de ciências. 2016. 121p. Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal de Lavras, 2016.

SILVA, Nayane de Oliveira; ALMEIDA, Cristina Guilherme de; LIMA, Débora Raquel Sarmento. Feira de Ciências: Uma estratégia para promover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 10, n. 3, 2018.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 213-227, 2013.

WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanes; GIOPPO, Christiane; GUIMARÃES, Orlliney. Por que foi mesmo que a gente foi lá? Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 142-152, 2011.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Dinardi, A. J. ., Cunha, F. I. J., Verçosa, J. V. S. ., & Leite, A. P. (2021). Contribuciones de las Ciencias PIBID de la Naturaleza para la Letra Científica en la Educación Básica. Educar Mais, 5(5), 1114–1128. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Número

Sección

Artículos