Contributions of Nature PIBID Sciences for Scientific Lettering in Basic Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Keywords:

Science Teaching, Experimentation, Initial and Continuing Formation

Abstract

This work reports the insertion of PIBID Sciences of Nature Scholarship holders in two public schools of Uruguaiana-RS city, and aims to analyze the importance of Science Fairs and Clubs as spaces of scientific literacy and protagonism of the individuals involved. Methodologically, the research can be considered as a qualitative research that records the actions and testimonies in the process of organizing two Science Fairs (School A) and a Science Club (School B). The results indicate that these events are important spaces for promotion of both scientific literacy and protagonism of students. The foundations that structure such intervention seek to elucidate the importance of overcoming traditional Science Teaching, obtaining scientific literacy as a result. In the aforementioned schools, the holding of Science Fairs and Clubs evidenced the richness of creativity produced by the students, with the presentation of several experiments, discussed in an interdisciplinary way among all Nature Science teachers, other areas teachers, and PIBID scholarship holders, as well as the supervision and coordination of the program.

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Author Biographies

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professor formato em magistério em nível médio (Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama - RJ. Discente de graduação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão, cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como, iniciação científica na área da Bioquímica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES, PRAEC, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº 273/2020.

João Victor Silveira Verçosa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Desenvolve projetos que atuam diretamente no desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica.

Alan Pedroso Leite, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Acadêmico do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana. Fui bolsista de Iniciação à Docência (2018/2020) pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Integrante do Grupo Colaborativo Flexilhas e GEECNAT ( Grupo de estudos em Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias). já desenvolveu estágio remunerado em uma escola de educação infantil municipal. Atualmente, desenvolve estágio remunerado em um instituto particular.

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Published

2021-08-31

How to Cite

Dinardi, A. J. ., Cunha, F. I. J., Verçosa, J. V. S. ., & Leite, A. P. (2021). Contributions of Nature PIBID Sciences for Scientific Lettering in Basic Education. Educar Mais, 5(5), 1114–1128. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2485

Issue

Section

Articles