Competence digital authorship of elderly: a systematic review of the literature on the concepts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2452

Keywords:

Digital authorship, Elderly, Digital Competencies, Systematic literature review

Abstract

The article aims to analyze about the authorship and digital competencies of the elderly in the context of education. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually and, in parallel, the interest in creating content by seniors. Thus, it is important to investigate the seniors' digital authorship process in this context. In this research, it is understood that digital authorship is a competence. The methodology adopted was the systematic review of the literature in which 9 databases were used as a research source in the period between 2015 and 2020. 138 articles on the subject were analyzed, and only 6 passed the inclusion criteria. The data showed that none of the studies understand the digital authorship as a competency for seniors. From this, it was possible to notice a gap between the connection of the concepts of competences, as in 83.35% of the studies they are dissociated. Finally, it was found that in 100% of the surveys the digital inclusion of the elderly arises through educational courses, in which it is possible to teach about digital technologies as part of a process for the construction of digital competencies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Kin Slodkowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2019). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS). É pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS) e professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI/UFRGS).Possui experiência e publicação na área de Educação, com ênfase em: Informática na Educação e Gerontologia Educacional.

Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE/ UFRGS), bolsista CAPES. Possui Mestrado em Ciência da computação pela Universidade Federal do ABC (2016), Licenciatura em Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013). Trabalhou como professora substituta de Arquitetura de Computadores e Redes II no Instituto Federal de São Paulo, campus Presidente Epitácio, de 2016 a 2018. É pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED). Tem interesse de pesquisa na área de Informática na Educação, com ênfase em: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Learning Analytics e Sistemas de Recomendação de Conteúdo.

Leticia Rocha Machado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Concluiu o Doutorado em Informática na Educação (2013) e o Doutorado em Educação (2019) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em: Educação a Distância, Informática na Educação e Gerontologia Educacional.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no TeachersCollege da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013 e RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

References

ANDRÉ, C. F. O pensamento computacional como estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n.18, p.94-109, 2018.

BEHAR, P. A. (org). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, P. A (org). Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019.

BRANCO, Sérgio. Memória e esquecimento na internet. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros-TIC DOMICÍLIOS 2018. Disponível em: <https://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_DOM>. Acesso em: 16 jun. 2021.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). TIC DOMICÍLIOS 2019 PRINCIPAIS RESULTADOS. Disponível em: <https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2021.

BARBOSA, M. 97% dos idosos acessam a internet, aponta pesquisa da CNDL/SP. 2021. Disponível em:<https://cndl.org.br/varejosa/numero-de-idosos-que-acessam-a-internet-cresce-de-68-para-97-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil/>. Acesso em: 17 jun. 2021.

NITAHARA, A. Ranking dos idosos. Mundo 2020. Proporção de idosos por países, Fundação Getúlio Vargas. Agência Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/brasileiros-com-65-anos-ou-mais-sao-10-53-da-populacao-diz-FGV >. Acesso em: 07 jun.2021.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015.

GIL, Henrique. Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusão. Revista Educação, Psicologia e Interfaces. v. 3 n. 2 . 2019. Disponível em:<https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/152>. Acesso em: 19 jan. 2021.

IBGE. Em 2019, expectativa de vida era de 76,6 anos. 2020. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29502-em-2019-expectativa-de-vida-era-de-76-6-anos>. Acesso em: 25 jun. 2021.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In: Software Engineering Group, School of Computer Science and Mathematics, Keele University, p. 1–57, 2007.

LUCAS, M.; MOREIRA; A. DigComp – Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital. Aveiro. Universidade de Aveiro – Laboratório de Conteúdos Digitais do CIDTFF, 2017.

MACHADO, L. R; BEHAR, P. A. Competências necessárias para os alunos idosos na educação a distância. In: BEHAR, P. A (Org.). Competências em Educação a Distância. 1ed. Porto Alegre: Penso, v. 1, p. 223-236, 2013.

MACHADO, L. R. Modelo de competências digitais para M-learning com foco nos idosos. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2019.

MACHADO, L. R; SONEGO, A. H; RIBEIRO, A. C. R; MENDES, J. S. S.; BEHAR, P. A. AUTORIA DIGITAL DE IDOSOS: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM UM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL. Estud. interdiscipl. envelhec., Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 7-20, 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/89047/58362>. Acesso em: 17 jun. 2021.

MACHADO, L. R.; GRANDE, T. P. F.; BEHAR, P. A.; LUNA, F, M, R. Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 903-921, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207>. Acesso em: 20 jan. 2021.

MENEZES, M. E. L. Tecnologias e mídias digitais no processo educativo e a autoria de alunos: limites, contribuições e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2013.

PATRÍCIO, M. R. V; OSORIO, A. Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida. EDUSER: revista de educação, v.9, n.1, 2017.

PATRÍCIO, M. R. V. Aprendizagem intergeracional com tecnologias de informação e comunicação. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho. Portugal. 2014.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, K. K; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em revista. Belo Horizonte. v. 35. 2019.

SLODKOWSKI, B. K. Competências digitais: um olhar sobre a construção de materiais digitais por idosos. (Monografia)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2019. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/199170>. Acesso em: 17 jun. 2021.

SLODKOWSKI, B. K; MACHADO, L. R; MENDES, J. S. S; BEHAR, P. A. Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos. Informática Na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p.12-25, set./dez. 2019.

TEIXEIRA, M. S.; ANDRADE, E. R. O SUJEITO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA AUTORIA. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli. v. 9, n.1, p. 497-518, out/dez. 2020.

ZABALA, A; ARNAU, L. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.

Published

2021-07-12

How to Cite

Kin Slodkowski, B., Mayumi Akazaki, J. ., Rocha Machado , L. ., & Alejandra Behar, P. . (2021). Competence digital authorship of elderly: a systematic review of the literature on the concepts. Educar Mais, 5(4), 805–820. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2452

Issue

Section

Articles