Retenção escolar: uma análise no curso de Licenciatura em Matemática do IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2424

Palavras-chave:

Educação Profissional, Retenção Escolar, Institutos Federais

Resumo

A retenção é um fenômeno requer atenção uma vez que interfere no processo ensino aprendizagem e na conclusão dos cursos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a retenção no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Cedro. A pesquisa foi de base qualitativa, cujo percurso metodológico incluiu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Adotou-se como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico, articulado aos referenciais teóricos priorizados nesse estudo. A amostra da pesquisa foi composta de 43 discentes retidos do curso em análise de um total de 183 matriculados no curso. Os dados após coleta, foram ordenados e classificados através de gráficos, quadros e tabelas. Concluiu-se que a retenção se apresenta como uma problemática complexa, não sendo possível apontar um único fator determinante para ocorrência do fenômeno, tendo  origem nos diversos fatores individuais dos estudantes, internos e externos ao ambiente institucional, sendo necessário a elaboração de estratégias para o desenvolvimento de ações para prevenção e acompanhamento dos estudantes retidos.

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Biografia do Autor

Denise de Araújo Silva Holanda, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Bacharel em Serviço Social, Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e o Trabalho em Comunidade, Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia, Especialista em Educação Ambiental e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Atualmente é Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Cedro.

Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora do PROFEPT, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Doutora em Engenharia Civil, Mestra em Engenharia Mecânica, Engenheira de segurança do Trabalho, Graduada em Engenharia Química e  Graduação em Formação Pedagógica para Educação Profissional.

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Publicado

2021-07-03

Como Citar

Silva Holanda, D. de A., & Cordeiro Moreira, H. B. (2021). Retenção escolar: uma análise no curso de Licenciatura em Matemática do IFCE. Revista Educar Mais, 5(4), 788–804. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2424

Edição

Seção

Artigos