As Tecnologias da Informação e Comunicação como possibilidade para a gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2387

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Políticas públicas, Tecnologias da informação e comunicação, Gestão da informação, Ensino superior

Resumo

A assistência estudantil, que se materializa pelo Decreto nº 7.234/2010, tem por finalidade ampliar as condições de permanência e contribuir para o êxito estudantil. Para isso, oferta uma multiplicidade de ações e exige a intervenção de profissionais de diversas áreas, que precisam de dados dos estudantes para atendê-los nas suas necessidades individuais e coletivas. Este artigo objetiva discutir a importância do uso das TICs na gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil, visto que o uso de ferramentas inteligentes pode possibilitar a otimização da coleta, sistematização e integração dos dados estudantis. Utilizando uma abordagem qualitativa, a presente pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, elaborada a partir de produções teóricas presente em artigos, dissertações e documentos públicos que versam sobre a temática. Concluiu-se que a utilização das TICs como ferramenta de gestão da informação na assistência estudantil é incipiente e se revela uma necessidade, uma vez que possibilitam uma melhor organização das informações, facilitando a tomada de decisões e qualificando os serviços ofertados.

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Biografia do Autor

Sheila de Sousa Teodosio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFCE - campus Cedro; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE - campus Fortaleza; Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviço Sociais pela Universidade Candido Mentes (UCAM); Bacharela em Serviço Social pelo IFCE - campus Iguatu.

Dheysa Paulo Parente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Graduada em História e Pedagogia, atualmente trabalha como professora da Rede Municipal de Educação de Fortaleza-CE.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE.

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

Teodosio, S. de S. ., Paulo Parente, D., & Vieira Alves, F. R. (2021). As Tecnologias da Informação e Comunicação como possibilidade para a gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil. Revista Educar Mais, 5(4), 714–730. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2387

Edição

Seção

Artigos