The teaching of the discipline of Architectural Design aided by augmented reality

Authors

  • Jonathan Felipe da Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Jefferson Queiroz Lima Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Sandro César Silveira Jucá Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Adriano Bayma de Mesquita Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Aldayr de Oliveira Monteiro Instituto Federal do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2014

Keywords:

Teaching-learning; Architectural project; Augmented reality.

Abstract

ABSTRACT

Technological resources are increasingly adopted within the school, replacing traditional slates. Multimedia projectors, as an example, bring with them an easy presentation of textual elements and videos, thus enhancing the teaching and learning field in the school institution. The purpose of this article is to address the use of technology known as Augmented Reality (AR) so that the instruction of the architectural design discipline is built more efficiently. This proposal aims to remedy a collective difficulty in visualizing three-dimensional architectural elements represented in two-dimensional design. The methodology used is characterized as qualitative, as well as exploratory and descriptive, through an experiment with a three-dimensional building and its architectural project with students of the Technical Course in Buildings offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) Morada Nova campus. Such research was approved by the Ethics and Research Committee of IFCE itself, an interdisciplinary collegiate body and independent in its performance and decisions within its competence. The results obtained through the use indicate that the use of AR increases learning in this area, requiring only the use of a smartphone with simple configurations and internet access, so that the applicability of AR is viable.

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Author Biographies

Jonathan Felipe da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Arquiteto e Urbanista, graduado em 2018 pela Universidade Federal do Ceará, e Técnico em Edificações, formado em 2011 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI / CE), além de possuir qualificação como Mestre de Obras também pelo SENAI / CE no ano de 2016 . Além disso, é mestrando desde 2019 do PROFEPT (Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza. https://orcid.org/0000-0003-2677-2984

Jefferson Queiroz Lima, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Jefferson Queiroz Lima é professor D403 do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Caucaia. Possui Licenciatura em Química (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do IFCE Campus Caucaia. Tem experiência na área de Química de Produtos Naturais, Recursos Hídricos e Educação Química. https://orcid.org/0000-0002-3250-1411

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998) e Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (2002). É Especialista em Automação Industrial (2003) e Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha e apoio do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Realizou também estágio de pesquisa pós-doutoral (2019) na Universidad de Cádiz - Espanha com apoio da Fundación Carolina. Atualmente é professor e pesquisador do IFCE - Campus Maracanaú, docente permanente do ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica em rede nacional com Qualis Ensino) e do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis (PPGER com Qualis Interdisciplinar). Pesquisa na área de Mecatrônica e Engenharia Elétrica, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, Robótica, EaD e Educação Profissional. https://orcid.org/0000-0002-8085-7543

Adriano Bayma de Mesquita, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui graduação em Tecnologia de Redes de Computadores pela Unice Ensino Superior (2007) e especialização em Informática na Educação pela Faculdade Venda Nova do Emigrante (2016). Atuou como Instrutor Educacional no SENAI - Departamento Regional do Ceará na área de Redes de Computadores. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará - Campus Paracuru. Tem experiência na área de infraestrutura de redes de comunicação. https://orcid.org/0000-0002-8158-0056

Aldayr de Oliveira Monteiro, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará / UFC; Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará / UFC ; Ex-agente voluntário na Comissão Pastoral da Terra/CPT-CE; trabalhou no Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará(IDACE) como bolsista; ex-Bolsista da CAPES pelo programa Ciência sem Fronteiras do governo federal; ex-bolsista de monitoramento pela PROGRAD-UFC; trabalhou na Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN). concluiu o curso básico de alemão na Casa de Cultura Alemã curso de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estuda inglês no Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos (imparh); professor-estagiário do município de Fortaleza pelo programa pró-técnico; Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). https://orcid.org/0000-0003-3358-5394

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Published

2020-11-13

How to Cite

Felipe da Silva, J., Lima, J. Q. ., Jucá, S. C. S. ., Mesquita, A. B. de ., & Monteiro, A. de O. (2020). The teaching of the discipline of Architectural Design aided by augmented reality. Educar Mais, 4(3), 756–772. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2014

Issue

Section

Articles