Art, History and Education in Group Psychotherapy: in defense of human formation

Authors

  • Emanuelle da Silva Gatto Bien Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; psicóloga da Atenção Básica à Saúde em um município paranaense de pequeno porte.
  • Sonia Mari Shima Barroco Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - PPGPSI/UNIR.

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.320-337.1877

Keywords:

Social formation of the psyche, Cultural-Historical Psychology, Psychotherapeutic group, Pictorial art, Mental health.

Abstract

The reported research dealt with the elaboration of an intervention strategy in psychotherapeutic groups, with training or educational activities, subsidized by Historical-Cultural Psychology (HCP). The objective was to investigate HCP's contributions to work with psychotherapeutic groups; as well as exploring possibilities of using reproductions of pictorial art and historical data – both the historical contextualization of the works presented and elements of the history of Brazil and the region, considering the educational process as part of the psychotherapeutic strategy. It had bibliographic and field investigations, in which consisted of the formation of a psychotherapeutic group composed of 7 women in a Basic Health Unit. After 20 meetings, the results indicated that the use of reproductions of Works of Art and historical data proved to be effective as a trigger for the process of greater awareness: through them, the participants exposed their life stories and their personal senses about the themes worked; thus, they expressed improvements in relation to the initial complaints and reduction of psychological suffering.

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Author Biographies

Emanuelle da Silva Gatto Bien, Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; psicóloga da Atenção Básica à Saúde em um município paranaense de pequeno porte.

      Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Linha 3 - Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Atua como psicóloga na Atenção Primária em Saúde.

Sonia Mari Shima Barroco, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - PPGPSI/UNIR.

      Graduada em Psicologia (UEM), fez pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia - USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). É mestre e especialista em Educação (UEM). É professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, no qual atuou como coordenadora (2011-2014) e coordenadora adjunta (2008-2011, 2016-2018). É professora do Programa Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia PVNS-Amazônia (Capes), na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Foi professora da rede estadual de educação do Paraná, psicóloga das Secretarias de Educação e da Saúde do Município de Maringá. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Pesquisa no âmbito da: psicologia histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento humano, educação, educação especial e arte. Coordenou os cursos de especialização: Educação Especial em Contexto de Inclusão e Teoria Histórico-Cultural - Turma IV, V e IX. Coordenou o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). Foi/é consultora/assessora de propostas no âmbito da educação pelo Estado do Paraná e por municípios. É autora do livro Psicologia Educacional e Arte: uma leitura histórico-cultural da figura humana (2007), co-organizadora dos livros "Intervenções Pedagógicas na Educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico-Cultural (2008), Escola de Vigotski; contribuições para a psicologia e a educação (2009) e "Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: em defesa da humanização do homem" (2012), Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão (2018); e, Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: contribuições para o desenvolvimento humano (2018), "Tema escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil - Cuba", Volumes I e II (2018). Tem capítulos de livros publicados sob a perspectiva histórico-cultural.

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Published

2020-09-08

How to Cite

Bien, E. da S. G., & Barroco, S. M. S. (2020). Art, History and Education in Group Psychotherapy: in defense of human formation. Educar Mais, 4(2), 320–337. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.320-337.1877

Issue

Section

Articles