REVITALIZAÇÃO DE ÁREAS DOMÉSTICAS INUTILIZADAS: HORTA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.728Resumo
A revitalização de uma área inutilizada refere-se ao processo de reconversão de espaços abandonados ou degradados, mediante a recuperação de antigos ou criação de novos espaços com perspectiva na sustentabilidade do local. O presente trabalho teve como finalidade revitalizar o espaço de uma residência que continha entulhos nos fundos, o que fazia com que o local ficasse interditado para lazer. Através dos sistemas sustentáveis como, captação de água da chuva, produção de adubo orgânico através de vermicompostagem e produção de hortaliças e morango. O espaço foi reestruturado para que a família pudesse usufruir daquele local e também contribuir com o meio ambiente. O estudo foi realizado em uma residência situada no bairro Areal na cidade de Pelotas/RS, em uma área de 240m² durante o período de maio a setembro do ano de 2015. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a análise de pH do solo cujo resultado demostrou ser compatível com o valor adequado para plantio. Posteriormente foi feita a preparação do local através do revolvimento do solo para nivelar a área com ajuda de materiais adequados e a segregação de alguns materiais. Os entulhos restantes foram dados o destino final ambientalmente apropriado. A implementação de sistemas sustentáveis foi feita de acordo com o que havia restado na área. Foi feita a instalação de reservatório de água e sistema de gotejamento, construção do minhocário para implantação de vermicompostagem e implantação dos canteiros (dois canteiros semicirculares, um canteiro circular e um canteiro extra para transplante de plantas). Foi visível a melhoria no local após o projeto. Além da produção de espécies vegetais livres de agrotóxicos, houve preservação do solo e meio ambiente e benefícios à vida humana. Podemos observar que o local foi revitalizado com sucesso e que o ambiente urbano teve uma melhora significante. Os moradores do local passaram a fazer a manutenção e manejo da área com prazer visando os benefícios que isso trará para suas famílias e suas vidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença