FACILIDADES E DESAFIOS NO ESTUDO DE OLERICULTURA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS ORIUNDOS DAS ZONAS RURAL E URBANA DA REGIÃO SUL/RS.
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.494Resumo
O conteúdo de Olericultura (estudo do cultivo de plantas herbáceas, cultivadas em hortas), ministrado nos Cursos de Técnico em Agropecuária, é de fundamental importância, pois permite aliar teoria e prática, tornando a aprendizagem mais significativa. Com este trabalho, buscamos responder uma problemática de pesquisa: Os alunos da zona rural apresentam maior facilidade na construção do conhecimento pela significância dada aos conteúdos de olericultura em relação aos alunos da zona urbana? O objetivo deste trabalho é: Identificar se os conteúdos de Olericultura, desenvolvidos na disciplina de Agricultura Geral, são mais bem compreendidos por alunos oriundos da zona rural ou da zona urbana. Em termos metodológicos de pesquisa, trabalharemos com estudo de caso, utilizando de investigações inicialmente de cunho quantitativo, em que aplicaremos um questionário fechado à 23 alunos da turma, do Curso de Agropecuária, de uma escola de ensino médio do interior do RS, do ano letivo de 2016, com o intuito de verificar a relação destes com as atividades práticas de agricultura e, em especial, de olericultura, ademais suas preferências e facilidades na construção de conceitos, Após, os dados serão mapeados e as análises realizadas através do programa excel. Logo, procederemos à investigação qualitativa, caracterizada pela realização de observações in loco, na sala de aula e demais espaços destinados às aulas práticas, no período de desenvolvimento das atividades referentes ao ensino de olericultura pelos alunos. Após realizada as observações, passaremos aos questionários abertos, os quais serão aplicados à totalidade de alunos da referida turma. Agruparemos as perguntas em categorias: nível de conhecimento do conteúdo, experiências de práticas agrícolas e facilidade de aprendizagem do conteúdo. Este trabalho nos proporcionará identificar as limitações postas ao Ensino de Olericultura, a fim de qualificar o mesmo e, consequentemente, valorizar o trabalho pedagógico desenvolvido no CAVG, no sentido de atender as demandas de acordo com as especificidades dos alunos. O produto final pretendido é a construção uma Cartilha, acerca das facilidades e desafios enfrentados pelos alunos das zonas rural e urbana, no estudo de olericultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.