O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.521Resumo
As dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente, no conteúdo de Geometria, instigaram a reflexões sobre a possibilidade de melhorias nesse campo. Dessa forma, propõe-se, neste artigo, uma pesquisa que teve por objetivo investigar a contribuição do softwareGeoGebra nas aulas de Matemática, no ensino e na aprendizagem da Geometria Plana. Do objetivo geral decorrem os seguintes objetivos específicos: reconhecer as principais dificuldades apontadas pelos alunos no ensino da Geometria; analisar as possibilidades do uso do software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de Geometria; detectar o sucesso e os possíveis fracassos frente às novas tecnologias no aprendizado do conteúdo geométrico. A pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu com vinte e quatro alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede Pública Estadual. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os instrumentos de investigação foram questionários e uma sequência didática, os quais buscaram dados relacionados ao conhecimento de conteúdos geométricos, de softwares aplicados à Geometria e, especificamente, sobre o GeoGebra. Buscou-se respaldo teórico no trabalho desenvolvido por Ausubel (2003), no que se refere à aprendizagem significativa. As análises apontaram para a existência de lacunas no campo da Geometria, por considerar-se que determinados conceitos já deveriam estar presentes na estrutura cognitiva dos alunos. No entanto, foi possível observar que a utilização do software GeoGebra favoreceu, não só o estudo do triângulo, ao que se referiu a sequência didática, mas, também, a apropriação de conteúdos anteriores, inerentes ao assunto em pauta.Downloads
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