Um estudante autista e o processo de Alfabetização Matemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.10.2026.4261Palavras-chave:
Alfabetização Matemática, Autismo, Estudo de CasoResumo
Este artigo fundamenta-se em um Estudo de Caso único, no qual apresentam-se os dados referentes a um estudante matriculado no terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola regular da rede municipal de Educação Básica. A questão norteadora da investigação é: Como se manifestam as particularidades de um estudante com Transtorno do Espectro Autista no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de análise documental, observação de experimentos e diálogo com os participantes, o que possibilita a triangulação dos dados. Os resultados indicam que o estudante enfrenta desafios relacionados à concentração, evidenciando elevado índice de distração e sinais de esgotamento diante das demandas das tarefas. Contudo, demonstra estar em processo de Alfabetização Matemática apresentando particularidades na construção na ideia de número.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm
BRASIL. Decreto 1988. Disponível em Base Legislação da Presidência da República - Constituição de 1988 (presidencia.gov.br)
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o P3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de Dezembro de 1990. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 8 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2019.
DANYLUK, O.S. (2015) Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. (5 ed.). Passo fundo, RS: Ed. Universidade de Passo fundo.
E.C.A, Estatuto da criança e do adolescente. Disponível: Estatuto da Criança e do Adolescente | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (jusbrasil.com.br)
L.D.B, lei de diretrizes e bases. Disponível: Base Legislação da Presidência da República - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (presidencia.gov.br)
PIAGET, J. (1923) A linguagem e o pensamento da criança. Martins Fontes
PIAGET, J. (1926) A representação do mundo na criança. Record cultural
PIAGET, J. (1975) A gênese do número na criança. (2 ed.) Rio de janeiro, RJ: Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Maristel Tunas, João Alberto Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












