Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3115

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Intervenção pedagógica, Inclusão, Educação especial, Educação infantil

Resumo

A intervenção pedagógica e a inclusão de alunos no Espectro Autista no ambiente escolar é um desafio que demanda cada vez mais capacitação dos profissionais atuantes da Educação Infantil. A fim de auxiliar na compreensão de como os profissionais lidam com essa realidade, este estudo tomou como ponto de partida diversas proposições teóricas de autores que indicam os desafios e estratégias para inclusão no ambiente escolar e teve o objetivo de levantar as intervenções didáticas realizadas por educadores e relatadas em publicações científicas recentes. Para isso, foi elaborado um protocolo de pesquisa para a identificação de estudos de caso com intervenções pedagógicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na Educação Infantil. A partir dos estudos selecionados foi realizada uma revisão de literatura integrativa. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica tem sido a mais frequente, porém existe uma grande variedade de intervenções sendo realizadas de forma efetiva. As intervenções levantadas e as análises desses estudos fornecem importantes subsídios para a atuação de docentes, outros profissionais e pesquisadores de crianças com TEA.

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Biografia do Autor

Cláudia Lilian Alves dos Santos, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em zoologia (UESC, Ilhéus/BA), Especialista em Docência de Biologia (UNIVASF, Polo Brumado/BA) e Professora/Pesquisadora Colaboradora e Coordenadora da linha de pesquisa GPA em Produção Acadêmica GPA/ IFBA - VCa.

 

Celso dos Anjos Junior, UniCesumar

Graduado em Psicopedagogia pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Graduando em Comunicação Assistiva: Estudos de Tradução e Interpretação de Libras pela Faculdade Unintese.

Davi Milan, Universidade Estadual do Estado de São Paulo - UNESP

Professor mediador da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação ESAP (2011), graduado em Pedagogia ANHANGUERA (2012) e Letras FAP (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Membro do Grupo de Produção Acadêmica:( PPA ); Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP.

Fábio Luiz Mação Campos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Geógrafo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Engenharia Ambiental/ Sustentabilidade Regional pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Santos, C. L. A. dos, dos Anjos Junior, C., Milan, D., & Luiz Mação Campos, F. (2023). Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares. Revista Educar Mais, 7, 344–366. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3115

Edição

Seção

Artigos