Ensino de Física e estratégias pedagógicas para alunos com TEA: um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.10.2026.4232Palavras-chave:
Ensino de Física, Transtorno do Espectro Autista, Estrátegias Pedagógicas, Inclusão Educacional, Revisão SistemáticaResumo
Este estudo adota uma abordagem qualitativa para realizar uma revisão sistemática sobre o ensino de Física voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seguindo oito etapas: definição da questão de pesquisa, seleção das fontes de dados, elaboração dos descritores de busca, busca e armazenamento dos resultados, definição dos critérios de inclusão e exclusão, extração de dados, avaliação das publicações e, por fim, síntese e interpretação dos dados. A pesquisa centralizou-se em identificar estratégias de ensino para alunos autistas no contexto das ciências, especialmente na Física. A busca foi realizada em periódicos da área educacional, resultando em 11 artigos publicados entre 2021 e 2024 que compuseram o corpus de análise. Os resultados indicaram que a maioria dos estudos aborda o ensino de Ciências de maneira geral, sem um foco específico em Física. Assim, este estudo ressalta a importância de investigações futuras que aprofundem o conhecimento sobre estratégias eficazes no ensino de Física para alunos com autismo, contribuindo para a melhoria da formação docente e das práticas educativas inclusivas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n. 8.368, de 2 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8368.htm. Acesso em: 10 Jul. 2024.
BRASIL, Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília: Congresso Nacional, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 10 Jul. 2024.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/ SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 Jul. 2024.
BORGES, Aline dos Anjos Davi; USTRA, Sandro Rogério Vargas Ustra. Autismo e ensino de ciências da natureza: o que está sendo produzido na pós-graduação brasileira. Polyphonía (Universidade Federal de Goiás. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) 2023-12, Vol.34 (1), p.118-133, jan./jun. 2023.
FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues; CARDOSO, Bruna Kelly Quaresma. Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença Do Piauí-PI. Devir Educação, v. 8, n. 1, 2024.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 23, p. 183-184, jan./mar. 2014.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019/fev. 2020.
GOMES, Tereza Helena Piedade; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de. As estratégias didáticas com alunos autistas: as experiências de professores de Ciências e especialistas em educação especial. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-18, jul./set. 2021.
GUIDOTTI, Charles dos Santos; HECKLER, Valmir. AS AÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 28, no 3, p. 128-147, 2023.
LEDUR, Hélen Caroline; NOBRE, Suelen Bomfim. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Ensino de Ciências. Revista Acadêmica Licencia&acturas. V. 9, n. 2, jul./dez. 2021.
MELLO, Ana Rita Gonçalves Ribeiro de; PEREIRA, Grazielle Rodrigues. Estratégias didáticas para o ensino de ciências com alunos com Transtorno do Espectro Autista: formação continuada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 4, p. 1-25, out./dez. 2023.
MENEZES, Naiara Silva; DIAS, Viviane Borges. Inclusão e o Ensino de Ciências e Biologia Para Alunos Com Transtorno Do Espectro Autista: Análise Dos Trabalhos Publicados Nos Encontros Nacionais de Biologia e de Pesquisa Em Educação Em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e. 3885, p. 1-24, 2022.
MOURA, Tiago Fernando Alves de; CAMARGO, Eder Pires de. Experiências Sensoriais Em Pessoas Com Autismo e o Ensino de Ciências. Sisyphus, v. 10, n. 3, p. 141-165, 2023.
NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana; KESKE, Cátia; ERNST, Daniela Carolina; RIGODANZO, Sirlei. Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 432-448, 2021.
NUNES, Débora Regina de Paula; NASCIMENTO, Maria Santa Borges. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, v. 18, e. 11200, 2023.
SHAW, Gisele Soares Lemos; OLIVEIRA, Letícia Maria. OFICINAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS: O Ensino de Ciências para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a Busca pela Inclusão. Contexto & Educação (Impresso), v. 37, n. 116, an./Abr. 2022.
XAVIER, Marcella Fernandes; RODRIGUES, Paloma Alinne Alves. Alfabetização científica e inclusão educacional: ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos do Aplicação, v. 34, n. 2, jan./jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Silvana Emanuele dos Santos, Charles dos Santos Guidotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












