Redes cristalinas como aplicação da Geometria Espacial: uma transposição para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3407

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Geometria Espacial, Redes de Bravais, Atividades Práticas

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise de uma experiência de implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na disciplina de Matemática no terceiro ano do Ensino Médio. A UEPS composta por nove atividades abrange uma aplicação da geometria espacial, com foco na transposição do conteúdo de redes cristalinas através de atividades práticas. Esta pesquisa qualitativa utilizou múltiplos instrumentos de análise, incluindo depoimentos e avaliações dos estudantes e escritas da pesquisadora. A análise da experiência vivida durante o ano de 2022, demonstra que as atividades práticas tornaram as aulas mais interessantes e aumentaram a motivação dos estudantes para participar, inclusive nas atividades que envolviam cálculos, além de sugerir indícios de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiand, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela FURG. Possui pós-graduação em supervisão e orientação escolar pela Universidade Cidade de São Paulo (2013), graduação de Licenciatura em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório (2009), graduação de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria(2016). É professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi tutora presencial da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Matemática.

Rosângela Menegotto Costa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de física experimental, com ênfase em supercondutividade de alta temperatura crítica.

Charles Dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estátistica e Física (IMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da FURG. Líder do grupo de pesquisa CEAMECIM - Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática. Tem como temáticas principais de pesquisa: Formação de professores; investigação desde a sala de aula; Educação online.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Rodrigues Ribeiro Weiand, F., Menegotto Costa, R., & Dos Santos Guidotti, C. . (2023). Redes cristalinas como aplicação da Geometria Espacial: uma transposição para o Ensino Médio. Revista Educar Mais, 7, 786–805. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3407

Edição

Seção

Artigos