Redes cristalinas como aplicação da Geometria Espacial: uma transposição para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3407Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Geometria Espacial, Redes de Bravais, Atividades PráticasResumo
Neste artigo apresentamos a análise de uma experiência de implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na disciplina de Matemática no terceiro ano do Ensino Médio. A UEPS composta por nove atividades abrange uma aplicação da geometria espacial, com foco na transposição do conteúdo de redes cristalinas através de atividades práticas. Esta pesquisa qualitativa utilizou múltiplos instrumentos de análise, incluindo depoimentos e avaliações dos estudantes e escritas da pesquisadora. A análise da experiência vivida durante o ano de 2022, demonstra que as atividades práticas tornaram as aulas mais interessantes e aumentaram a motivação dos estudantes para participar, inclusive nas atividades que envolviam cálculos, além de sugerir indícios de aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. & HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
CALLISTER JR. W.D.; RETHWISCH, D.G. Ciência e Engenharia de Materiais: uma Introdução. 9 a Ed., Rio de Janeiro, RJ: LTC Editora, 2016.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266. Acesso em: 30 jul. 2022.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2009.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de Professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
MORAES, Roque; GOMES, Vanise. Uma Unidade de Aprendizagem Sobre Unidades de Aprendizagem. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (Orgs.). Construção curricular em rede na educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2007, p.243-280.
MOREIRA, Marco Antônio. Teoria de aprendizagem. São Paulo: E.D.U., 1999.
MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43–63, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf. Acesso em: 11 Mar. 2023.
PACHECO, Marina Buzin. ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB; n. 38 (2018). Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1612. Acesso em: 23 jul. 2022.
PASSOS, C.L.B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (org): O laboratório de ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 77-91.
PUREUR, Paulo. Estado Sólido. Porto Alegre: Instituto de Física – UFRGS, 2001, 229p.
RÊGO, Rômulo M.; RÊGO, Rogéria G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de Professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
RÊGO, Rômulo M.; RÊGO, Rogéria G; VIEIRA, Kleber M. Laboratório de Ensino de Geometria. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
SILVA, Marina Andrade Alves da; BRAZ, Lúcia Helena Costa. Geometria espacial no Ensino Médio: Investigação sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017. Canoas, Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6783/3311. Acesso em: 12 jan. 2021.
VIDALETTI, Vangiza Bortoleti Berbigier. Ensino e aprendizagem da geometria espacial a partir da manipulação de sólidos. 2009. 109f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates. Lajeado, Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/82/1/VangizaVidaletti.pdf. Acesso em: 13 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiand, Rosângela Menegotto Costa, Charles Dos Santos Gruidotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.