Considerações sobre avaliação de usabilidade em um software para a área de ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4095Palavras-chave:
Ensino de Línguas, Avaliação da Língua Inglesa, recursos tecnológicosResumo
Este artigo apresenta os principais resultados do desenvolvimento e avaliação da ferramenta computacional LinguaComp, elaborada para avaliar a habilidade de produção escrita na língua inglesa. Os procedimentos metodológicos compreendem a avaliação dessa ferramenta, realizada por vinte e seis estudantes do ensino médio, a partir de um conjunto de questões relacionadas a duas dimensões: técnica e pedagógica. Os resultados alcançados para os aspectos técnicos de usabilidade demonstram a identificação de consistência e padrões na nomenclatura empregada nos botões e menus, eficácia das mensagens de sucesso e erro, bem como a consistência na apresentação da interface. Com relação aos aspectos pedagógicos, a ferramenta pode auxiliar professores e estudantes no processo avaliativo, oferecendo um ambiente computacional e uma interface para o envio de tarefas on-line, feedbacks e relatórios que indicam aspectos quanti e qualitativos da aprendizagem dos estudantes.
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