Mulheres na ciência ontem e hoje: ausência e invisibilidade em espaços de produção intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4090

Palavras-chave:

mulheres na ciencia, invisibilidade feminina, ensino de ciencias

Resumo

Compreendendo a Educação como uma engrenagem essencial para a transformação social, investigar como se dá o debate de temas sensíveis nesse ambiente contribui no fomento de mudanças. Dentre as inúmeras questões em disputa, a invisibilidade feminina, principalmente na área acadêmica, é marcada por séculos de opressão e apagamento. Com o intuito de somar esforços ao movimento de valorização feminina, o presente artigo visa investigar como se dá a produção acadêmica sobre Mulheres e Ciência para a melhoria da Educação, mais especificamente, o Ensino de Ciências. Para tanto, foram analisados 735 artigos publicados entre 2017 e 2024 divididos em três periódicos de livre acesso: a Revista Educar Mais, o Caderno de Astronomia e a Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Desses, apenas 10 (1.3%) versavam sobre o tema, já produzindo o primeiro resultado que indica a baixa produção nesta área. Paradoxalmente, o interesse por esses artigos era em média 30% maior que os demais nos mesmos periódicos, indicando que há espaço para o crescimento do tema. Por fim, verificou-se que os artigos tinham mais acessos em março, indicando uma possível correlação entre o interesse e as comemorações do Mês das Mulheres. Pode-se então pressupor que esses eventos têm impacto positivo na discussão do tema, no entanto, entende-se que é preciso superar seu alcance para que Mulheres e Ciência seja um tema recorrente e perene.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecília Soja, Instituto Federal Fluminense - IFF

Graduada em Bacharelado em Física, Mestra e Doutora em Astronomia e Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF), Bom Jesus do Itabapoana/RJ. 

Priscila Célia Giacomassi, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de Literatura e Imagem (Intermidialidade). Possui graduação em Letras Português/Inglês e Mestrado em Letras - Literaturas de Língua Inglesa - também pela UFPR. É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com Regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal do Paraná (IFPR-Campus Colombo) onde desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de língua inglesa e internacionalização.

Referências

BOLT, Robert. A Man for all Seasons. London: Heinemann, 1979.

BRASIL publicou quase 157 mil artigos em 2023. Ciência aberta – CAPES, Brasília, 25 de março de 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/brasil-publicou-quase-157-mil-artigos-em-2023 >. Acesso em: 26 de abril de 2024.

DEMERS, Patricia. Margaret Roper and Erasmus: The Relationship of Translator and Source. WWR Magazine: The Official Magazine of Women Writing and Reading. Spring 2005, Issue 1, Volume 1. Disponível em: < http://www.crcstudio.org/wwr_magazine/mags/spring_05.pdf >. Acesso em 8 de abril de 2024.

GOODRICH, Jaime. Thomas More and Margaret More Roper: A Case for Rethinking Women's Participation in the Early Modern Public Sphere. Sixteenth Century Journal, XXXIX/4 (2008) ISSN 0361-0160. Wayne State University.

MARTINS, L. B.; SANTOS, R. A. Questões de gênero e a violência doméstica contra a mulher em periódicos da área de Ensino de Ciências. Revista de Ciências Humanas, v. 24, n. 3, 2023.

MATOS, T. B. S.; SOJA, A. C. Mulheres e os livros de projetos integradores em Ciências da Natureza. Revista Educar Mais, v. 5, n. 5, p. 1287-1298, 2021.

OLIVEIRA, Simone Santos e ROTENBERG, Lúcia. 8 de março - Dia Internacional das Mulheres. Laboreal Volume 15 Nº1 | 2019 Trabalho e cooperação. Disponível em: file:///C:/Users/prigi/Downloads/laboreal-1612%20(1).pdf Acesso em: 28/04/2024.

OLIVEIRA, TMV de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, v. 2, n. 3, p. 1-7, 2001.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Soja, A. C., & Giacomassi, P. C. (2025). Mulheres na ciência ontem e hoje: ausência e invisibilidade em espaços de produção intelectual. Revista Educar Mais, 9, 1–13. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4090

Edição

Seção

Artigos