Representações de estudantes universitários portugueses sobre atitudes na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3701Palavras-chave:
Associação livre de palavras, Atitudes, Ensino superior, Relação pedagógica, Representações de estudantesResumo
As atitudes docentes na relação educativa podem contribuir ou dificultar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste estudo foi compreender a estrutura das representações ao termo atitudes na prática docente e estudar as diferenças dos sentidos dados entre os estudantes investigados. A pesquisa, de delineamento qualitativo, realizada em maio de 2023, em uma universidade pública portuguesa, com 111 estudantes (37 de Ciências da Educação, 25 de Psicologia, 49 de Engenharia Civil), fez uso da técnica de associação livre de palavras. Os resultados revelam, através do núcleo central, que as representações dos estudantes sobre a prática docente são positivas e estabelecidas no diálogo, respeito, profissionalismo e empatia. Foram encontradas no sistema periférico representações negativas (distanciamento, hipocrisia e sem prática) e representações positivas no 4º quadrante (tolerância, trabalho em equipa, honestidade), o que leva à conclusão de que essas representações divergentes propõem aos docentes universitários uma contínua reflexão sobre suas práticas pedagógicas, estabelecidas sobre uma relação educativa que influencie positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
AMADO, João. Observação e análise da Relação Pedagógica. Relatório da disciplina –Concurso para Professor Associado. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2005.
ABRIC, Jean-Claude. Pratiques sociales et représentations. In: Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF, 2008. p. 66.
BOLÍVAR, Antonio. A educação em valores. In: TRILLO, F. A. (Coord.). Atitudes e valores no ensino. 4. ed. Lisboa: Instituto Piaget. 2000. p. 137.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CAVACA, Aline Guio; et al. A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 305-318, out. 2010.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de educação, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 7-18, abr. 2006.
COUTINHO, Maria da Penha, DO BÚ, Emerson, A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (version 5.2). Revista Campo do Saber, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 219-243, jan./jun. 2017.
EAGLY, Alice H.; CHAIKEN, Shelly. The advantages of an inclusive definition of attitude. Social cognition, Nova York, v. 25, n. 5, 2007, p. 582-602.
ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora, 2002.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Trad. Lilian Ulup, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. 6. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2023.
LIMA, Tiago Jessé Souza de; SOUZA, Luana Elayne Cunha de; MODESTO, João Gabriel; "Atitudes". In: Psicologia Social: Temas e Teorias. São Paulo: Blucher, 2023. p. 171 -202.
MAIO, Gregory; VERPLANKEN, Bas; HADDOCK, Geoffrey. The psychology of attitudes and attitude change. Londres: SAGE Publications Ltd,. 2018.
MOROSINI, Marilia Costa; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da Internacionalização da Educação Superior na Docência Universitária: Construindo a cidadania global, através do currículo globalizado e das competências interculturais. Revista em Aberto-INEP, Brasília, v. 29, n. 97, p. 35-46, set./dez. 2016.
MOSCOVICI, Serge. Attitudes and opinions. Revisão Anual de Psicologia, jan. 1963.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.
NÓBREGA, Sheva Maia da; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. O Teste de Associação Livre de Palavras. In: Coutinho, Maria da Penha de Lima. (org.). Representações sociais: abordagem interdisciplinar. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2003. p. 67-77.
POSTIC, Marcel. A relação Pedagógica. 1. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1990.
RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social. 2. ed. Petrópolis: Vozes. 1991.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 2. ed. Campinas: Papirus Editora, 2008.
VIEIRA, Vânia Maria Oliveira. Contribuições da técnica de "associação livre de palavras" para a compreensão da sexualidade na adolescência. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 260-281, dez. 2018.
SILVA, Alexsandra de Santana Soares; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 28, jun. 2023.
SOARES, Diana; DIAS, Diana. Resultados de aprendizagem no quadro do ensino superior português: O caso da psicologia e da educação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 12, p. 37-40, dez. 2017.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcus solon Sa Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.