Representações de estudantes universitários portugueses sobre atitudes na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3701

Palavras-chave:

Associação livre de palavras, Atitudes, Ensino superior, Relação pedagógica, Representações de estudantes

Resumo

As atitudes docentes na relação educativa podem contribuir ou dificultar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste estudo foi compreender a estrutura das representações ao termo atitudes na prática docente e estudar as diferenças dos sentidos dados entre os estudantes investigados. A pesquisa, de delineamento qualitativo, realizada em maio de 2023, em uma universidade pública portuguesa, com 111 estudantes (37 de Ciências da Educação, 25 de Psicologia, 49 de Engenharia Civil), fez uso da técnica de associação livre de palavras. Os resultados revelam, através do núcleo central, que as representações dos estudantes sobre a prática docente são positivas e estabelecidas no diálogo, respeito, profissionalismo e empatia. Foram encontradas no sistema periférico representações negativas (distanciamento, hipocrisia e sem prática) e representações positivas no 4º quadrante (tolerância, trabalho em equipa, honestidade), o que leva à conclusão de que essas representações divergentes propõem aos docentes universitários uma contínua reflexão sobre suas práticas pedagógicas, estabelecidas sobre uma relação educativa que influencie positivamente no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Solon Sa de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduado em Engenharia Civil pela UFRN, 1997. Especialista em Gestão de Qualidade Total, 1998, Licenciado em Filosofia, 2004, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) da UEFS. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação, Disciplina Docência Universitária.

Referências

AMADO, João. Observação e análise da Relação Pedagógica. Relatório da disciplina –Concurso para Professor Associado. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2005.

ABRIC, Jean-Claude. Pratiques sociales et représentations. In: Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF, 2008. p. 66.

BOLÍVAR, Antonio. A educação em valores. In: TRILLO, F. A. (Coord.). Atitudes e valores no ensino. 4. ed. Lisboa: Instituto Piaget. 2000. p. 137.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CAVACA, Aline Guio; et al. A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 305-318, out. 2010.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de educação, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 7-18, abr. 2006.

COUTINHO, Maria da Penha, DO BÚ, Emerson, A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (version 5.2). Revista Campo do Saber, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 219-243, jan./jun. 2017.

EAGLY, Alice H.; CHAIKEN, Shelly. The advantages of an inclusive definition of attitude. Social cognition, Nova York, v. 25, n. 5, 2007, p. 582-602.

ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora, 2002.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Trad. Lilian Ulup, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. 6. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2023.

LIMA, Tiago Jessé Souza de; SOUZA, Luana Elayne Cunha de; MODESTO, João Gabriel; "Atitudes". In: Psicologia Social: Temas e Teorias. São Paulo: Blucher, 2023. p. 171 -202.

MAIO, Gregory; VERPLANKEN, Bas; HADDOCK, Geoffrey. The psychology of attitudes and attitude change. Londres: SAGE Publications Ltd,. 2018.

MOROSINI, Marilia Costa; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da Internacionalização da Educação Superior na Docência Universitária: Construindo a cidadania global, através do currículo globalizado e das competências interculturais. Revista em Aberto-INEP, Brasília, v. 29, n. 97, p. 35-46, set./dez. 2016.

MOSCOVICI, Serge. Attitudes and opinions. Revisão Anual de Psicologia, jan. 1963.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.

NÓBREGA, Sheva Maia da; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. O Teste de Associação Livre de Palavras. In: Coutinho, Maria da Penha de Lima. (org.). Representações sociais: abordagem interdisciplinar. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2003. p. 67-77.

POSTIC, Marcel. A relação Pedagógica. 1. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1990.

RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social. 2. ed. Petrópolis: Vozes. 1991.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 2. ed. Campinas: Papirus Editora, 2008.

VIEIRA, Vânia Maria Oliveira. Contribuições da técnica de "associação livre de palavras" para a compreensão da sexualidade na adolescência. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 260-281, dez. 2018.

SILVA, Alexsandra de Santana Soares; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 28, jun. 2023.

SOARES, Diana; DIAS, Diana. Resultados de aprendizagem no quadro do ensino superior português: O caso da psicologia e da educação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 12, p. 37-40, dez. 2017.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora. 2015.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira, M. S. S. de. (2024). Representações de estudantes universitários portugueses sobre atitudes na prática pedagógica . Revista Educar Mais, 8, 479–492. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3701

Edição

Seção

Artigos