Representações de estudantes e professores universitários sobre afetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1894

Palavras-chave:

Afetividade, Afeição, Emoções, Relação aluno/docente, Educação Superior.

Resumo

A afetividade vivida e experimentada no ambiente acadêmico como instrumento de representações de educandos e educadores é o tema deste trabalho, em que buscamos analisar como estudantes e professores representam a afetividade na relação educativa. A pesquisa de delineamento qualitativo foi realizada em uma universidade pública baiana e teve a participação de 133 colaboradores entre estudantes e professores. Com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), coletamos os dados a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). O estudo evidencia que o possível Núcleo Central da representação de afetividade na sala de aula da Educação Superior é composto pelos seguintes elementos: respeito, compreensão, amizade e apoio. Os resultados evidenciam que estudantes e professores têm a percepção de que a afetividade em sala de aula é positiva, apesar de causar temores em alguns. A pesquisa colabora para o campo da formação da subjetividade do discente e do seu desenvolvimento e envolvimento na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Raoni Alves Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. ORCID id: https://orcid.org/0000-0001-6922-4676 Graduado em Comunicação Social pela Universidade Salvador – UNIFACS, 2008. Especialista em Desenvolvimento Lúdico-criativo de Pessoas pela Unyahna/Transludus, 2015; Rua D, casa 30, Conjunto Feira V, CEP: 44056-194, Mangabeira, Feira de Santana-Bahia, Brasil, e-mail: raoniap@gmail.com

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Marinalva Lopes Ribeiro, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-9197-1341

R. Barão do Rio Branco, 477 apto. 01, CEP 44.003-095, Serraria Brasil, Feira de Santana-Bahia, Brasil, e-mail: marinalva_biodanza@hotmail.com

Marcus Solon Sa de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduado em Engenharia Civil pela UFRN, 1997. Especialista em Gestão de Qualidade Total, 1998, Licenciado em Filosofia, 2004, membro da base de pesquisa do Núcleo de Investigação Transdisciplinar (NIT) da UEFS. ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-6744-5720 Rua São Pedro, 222, Cond. Santa Monica Residence, CEP: 44077-718, Santa Monica, Feira de Santana-Bahia, Brasil, e-mail: solonengenharia@yahoo.com.br

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Pereira, R. A., Ribeiro, M. L., & Oliveira, M. S. S. de. (2020). Representações de estudantes e professores universitários sobre afetividade. Revista Educar Mais, 4(3), 500–511. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1894

Edição

Seção

Artigos