Inovações em materiais didáticos para o Ensino da Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3401

Palavras-chave:

Ensino de Libras, Método mnemônica na Libras, Movimento

Resumo

Este artigo visa refletir sobre inovações para o ensino da Libras que é uma língua visuoespacial com gramática e estrutura própria. Para ser compreendida, é necessário que os sinalizantes observem os cinco parâmetros tradicionais, tendo em vista que estudos recentes desenvolvidos por Castro (2021) apontam que unidades mínimas que, separadas, não possuem significação, compõem os parâmetros da Libras, formando o sistema fonético e fonológico como parte gramatical. Os parâmetros da Libras são: configuração de mão, orientação da mão, ponto de articulação, expressão facial/ corporal e movimento. Este último parâmetro embasa o presente trabalho tendo em vista que desenhos ou fotos em papel não se movem, podendo causar sinalização equivocada entre os aprendizes na identificação e execução dos sinais. Nascimento (2009) sugere o uso de vídeos interativos ou animações que valorizem o movimento que a Libras necessita para se fazer representada. Para desenvolver este trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário para alunos do Curso “Faça Fácil Libras”, ministrado no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro com metodologia mnemônica, sem o auxílio de materiais em papel. Os resultados preliminares dos dados coletados mostram que o ensino de Libras se deu de maneira eficaz, com repetição dos sinais junto ao professor em sala de aula e que os vídeos autorais que foram disponibilizados no WhatsApp da turma auxiliaram os alunos a recordarem os sinais. O curso mencionado visa difundir a Libras para a comunicação com surdos sem materiais estáticos que criam dependência nos alunos.

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Biografia do Autor

Estêvam Farias Sá, Instituto Federal Fluminense - IFF

Licenciado em Pedagogia, Pós-graduado em Libras e Mestre em Ensino e Suas Tecnologias e Tradutor/intérprete de Libras no Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.

Leandro dos Santos Viturino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística - PPGLin da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atuo como Professor Auxiliar de Libras na UESB. Empreendedor e Professor no Curso de Libras da Vision Libras (2021). Pós-graduado em Libras pela Faculdade Verde Norte - FAVENORTE (2018). Licenciado em Letras com habilitação em Libras pelo Centro de Formação de Professores - CFP na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2017). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES (2017). Proficiente no uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais em Nível Superior pelo MEC/ UFSC (2015). Também tenho experiências como Professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE, Professor de Bilíngue e Professor de Escrita de Sinais (SignWriting).

Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Normal Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2012). Possui pós graduação em Psicopedagogia - Educação Especial e Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NAI) da UFRJ.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Estêvam Farias Sá, Leandro dos Santos Viturino, & Grazielle Aparecida Soares de Castro, F. . (2023). Inovações em materiais didáticos para o Ensino da Libras. Revista Educar Mais, 7, 858–879. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3401

Edição

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Artigos