Criatividade na escola e na extensão rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2981

Palavras-chave:

Criatividade, Escola, Extensão Rural

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de criatividade, com base na psicologia histórico-cultural de Vigotski, discutindo sugestões de trabalho criativo em dois espaços diferentes e importantes de aplicação criativa: a escola e a extensão rural. São apresentadas as noções de criatividade com base na psicologia de Vigotski. Descrevem-se algumas sugestões de trabalho criativo na escola. A extensão rural é discutida em sua necessidade de trabalho criativo. Conclui-se que a compreensão do conceito de criatividade (aqui discutida a luz da psicologia histórico-cultural) é fundamental para a implementação de trabalhos criativos em diferentes espaços de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Melo da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Graduado em Dança - Especialização - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Professor da Educação Básica I, na Rede Municipal de Educação de Canoas/RS, onde leciona nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse pelos seguintes temas: psicologia da educação, arte-educação, teatro, dança, práticas pedagógicas, psicologia histórico-cultural, psicologia do desenvolvimento, educação. Atualmente é mestrando em Educação na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Monica Nardini da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007) e Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas pela Universidade de Passo Fundo (2009). Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Agronomia (Sistemas de Produção Agrícola Familiar). Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, cooperativismo e agricultura familiar.

Referências

ALENCAR, Eunice. A medida da Criatividade. In: PASQULI, Luiz. Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida / Instituto de Psicologia /UnB: INEP, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CALDAS, N. V.; ANJOS, F. S. Extensão Rural: Um manual para alunos de graduação. Pelotas: Ed. UFPel, 2021.

CAPORAL, F. R. Extensão Rural e Agroecologia: temas sobre um novo desenvolvimento rural, necessário e possível, Brasília, 2009.

DEPONTI, C. M. Intervenção para o Desenvolvimento Rural: O caso da extensão rural pública do Rio Grande do Sul. 2010. 275 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo, SP: Loyola, 1989.

KOBER, Cláudia. Educação, trabalho e qualificação profissional. Campinas: Autores Associados, 2004.

MARX, Karl. Escritos económicos menores. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil – uma abordagem histórica da legislação. Senado Federal, Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-48-extensao-rural-no-brasil-uma-abordagem-historica-da-legislacao. Acesso em: 22 abr. 2022.

STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Melo da Silva, C., & Nardini da Silva, M. (2022). Criatividade na escola e na extensão rural. Revista Educar Mais, 6, 899–913. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2981

Edição

Seção

Artigos