Aprendizagem criativa e formação docente no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859Palavras-chave:
Criatividade, Aprendizagem criativa, Formação de Professores, Docência UniversitáriaResumo
O artigo trata da formação docente no ensino superior e busca investigar sua relação com a criatividade e de que maneira a construção do saber pedagógico está relacionado aos processos de formação nas IES. As demandas da atualidade aspiram por alunos protagonistas na produção de conhecimento e não meros receptores de informações, o que exige um docente inovador, que mescle atributos de professor e pesquisador, para que assim possa problematizar sua prática, tornando-a objeto de estudo e questionamento, superando as dificuldades e se qualificando cada dia mais, para assim, auxiliar seus discentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral. Acredita-se que aliar os 4 Ps da Aprendizagem Criativa, abordados por Mitchel Resnick (2020) aos processos de formação docente possa contribuir para a qualificação desses profissionais, para que estes possam associar criatividade a conhecimento e inovação. Para tanto, é fundamental que a universidade oportunize espaços de formação para seus docentes para que possam pensar, repensar e refazer sua própria identidade profissional, inovando e promovendo o pensamento criativo em prol da construção de saberes docentes mais amplos.
Downloads
Referências
CONFORTIN, Renata. Transitando saberes e não saberes da docência no Ensino Superior. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 149-169.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre formação docente. Campinas: Marcado de Letras, 2010.
FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Os (des)caminhos da formação do docente pesquisador no ensino superior: mitos e possibilidades. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 61-81.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Criatividade não é improvisação: crítica a uma concepção equivocada de docência universitária. In: FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.; ODY, L, C. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 17-36.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.
KIPPER, Rosane Tomedi; FÁVERO, Altair Alberto. Pensamento, criatividade e conhecimento: diferenciais do profissional de secretariado executivo. In: DURANTE, Daniela Giaretta; FÁVERO, Altair Alberto. (Org.) Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF, 2009, P. 76-108. ISBN: 9788575156896.
MARINI, Eduardo. Entenda o que é o Movimento Maker e como ele chegou à educação. Revista Educação, Ed. 255, fev. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/22/movimento-maker-educacao/ , acesso em 20 de nov. 2021.
RESENDE, Lenir Pereira de. A formação docente e a sala de aula como espaço de criatividade. In: Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, Nº 4, Ano 2009. P. 213-224.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. / Mitchel Resnick; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; revisão técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020.
ZAMBEL, L.; LASTÓRIA, L. A. N. Educação e emancipação em T. W. Adorno: contribuições para a formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2205–2218, 2016. DOI: 10.21723/riaee. v11. N 4.8794. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8794 . Acesso em: 4 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Graziela Bergonsi Tussi, Esther Almeida das Neves, Altair Alberto Fávero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.