Gestão escolar e clima organizacional: a influência da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2777Palavras-chave:
Gestão educacional, Comunicação e educação, Processo da comunicaçãoResumo
Este trabalho versa sobre a influência da comunicação na gestão escolar. Desse modo, apresentamos como objetivo analisar a influência da comunicação na gestão escolar em uma escola de ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo. Os achados evidenciam que: a) existem diversos espaços informativos disponíveis; b) poderia haver uma gestão mais assertiva do clima organizacional, com manejo dos conflitos interpessoais, das decisões e da comunicação de forma geral. Considera-se que a comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no clima organizacional escolar e está relacionada com a liderança adotada pelo diretor escolar e sua equipe.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antônia Silva; MENESES, José Marques; VASCONCELOS, Francisco Lucas Venuto. Os desafios da gestão educacional democrática no cenário de pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6398. Acesso em 20 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF, 1996.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. rev. atual. Barueri: Manole, 2010.
CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do (a) Diretor (a) escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 28, n. 1, p. 175-209, 2021. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1525. Acesso em: 11 mar. 2022.
DA CRUZ, Ana Magali Batista; DA SILVA, Silvana Santos; RODRIGUES, Silvia Aparecida Medeiros. Gestão de clima organizacional no ambiente escolar: estudo bibliográfico em periódicos publicados entre 2018 e 2019. Faculdade Sant'Ana em Revista, v. 5, n. 1, p. 82-95, 2021. Disponível em: http://www.fatecpiracicaba.edu.br/revista/index.php/bioenergiaemrevista/article/viewFile/447/373820. Acesso em: 06 mar. 2022.
DOS SANTOS NEVES, Wagner Felipe et al. Prototipação de um recurso de comunicação alternativa para a pessoa com traqueostomia por câncer de laringe. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13990. Acesso em: 06 mar. 2022.
FARIA, Marina Dias de; JESUS, Priscila Amorim de. Gestão da imagem organizacional na internet: estudo com foco em universidades federais do município do Rio de Janeiro. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 18, n. 35, p. 121–145, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21154. Acesso em: 29 mar. 2022.
GUERRA, Gerusa Cabral et al. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, p. 273-285, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53827. Acesso em: 06 mar. 2022.
GENTILINI, João Augusto; SCARLATTO, Elaine Cristina. A relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacional. Revista Exitus, v. 3, n. 1, p. 47-59, 2017. Disponível em: http://bit.do/faApB. Acesso em: 06 out. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KERBES, Aureo. Gestão escolar: indicadores de boas práticas em escolas privadas no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://bit.do/faApG. Acesso em 20 mar. 2022.
LACERDA, Dayse Mara Martins. Comunicação interna como estratégia de gestão educacional: realidade de uma escola particular confessional de educação básica. 214 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Universidade do Vale dos Sinos, 2018. Disponível em: http://bit.do/faApK. Acesso em: 10 jul. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Editora Vozes Limitada, 2017.
MELO, Carmem Najara Sousa; FORMAGGIO, Filomena Maria. Influência da comunicação na rotatividade de pessoal nas organizações. Bioenergia em Revista: Diálogos (ISSN: 2236-9171), v. 11, n. 2, 2021. Disponível em: http://www.fatecpiracicaba.edu.br/revista/index.php/bioenergiaemrevista/article/viewFile/447/373820. Acessado em 17 mar. 2018.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08. Acessado em 17 mar. 2018.
SANDRI, Catia Simone Pinto. Estratégias de comunicação organizacional e gestão de crise de imagem em instituição pública de ensino.Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/153377. Acesso em 23 mai. 2021.
SOUZA, Delca Rodrigues de. Comunicação interna: a sua importância para os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um clima positivo e favorável nas organizações. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas & Coaching) - Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD), 2018. Disponível em: http://bit.do/e2WSB. Acessado em 10 mai. 2019.
VARGAS FERREIRA, Rita de Cassia Souza de. A gestão em escolas multisseriadas: facetas da educação em outros contextos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, 2018. Disponível em: http://bit.do/e2WSG. Acessado em 06 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiani Prestes Soares, Louise de Quadros da Silva, Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.