Gestão escolar e clima organizacional: a influência da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2777

Palavras-chave:

Gestão educacional, Comunicação e educação, Processo da comunicação

Resumo

Este trabalho versa sobre a influência da comunicação na gestão escolar. Desse modo, apresentamos como objetivo analisar a influência da comunicação na gestão escolar em uma escola de ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo. Os achados evidenciam que: a) existem diversos espaços informativos disponíveis; b) poderia haver uma gestão mais assertiva do clima organizacional, com manejo dos conflitos interpessoais, das decisões e da comunicação de forma geral. Considera-se que a comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no clima organizacional escolar e está relacionada com a liderança adotada pelo diretor escolar e sua equipe.

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Biografia do Autor

Tatiani Prestes Soares, Universidade La Salle

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle Canoas/RS. Especialista em Coordenação Pedagógica: construção coletiva entre supervisão e orientação educacional. Diretora na Escola Estadual de Ensino Médio Guarani, em Canoas/RS.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos e Secretaria na mesma instituição.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas/RS. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor e professor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

Prestes Soares, T., de Quadros da Silva, L., Susana Jung, H., & Fossatti, P. (2022). Gestão escolar e clima organizacional: a influência da comunicação. Revista Educar Mais, 6, 372–381. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2777

Edição

Seção

Artigos