Filosofia para crianças - avanços e desafios atuais: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2457

Palavras-chave:

Filosofia para Crianças, Avanços, Desafios, Comunidades de inquérito, Revisão sistemática

Resumo

O programa Filosofia para Crianças (FpC) é uma proposta educacional desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Shapp (1990), a qual tem como finalidade principal desenvolver nas crianças a capacidade de pensarem por si mesmas. Nesse contexto, foi conduzida uma revisão sistemática de literatura com foco no âmbito do programa FpC no Ensino Fundamental anos iniciais, com o objetivo de descrever os principais avanços e desafios atuais nessa área. A busca compreendeu o período de 2018 a 2020, sendo que, de 153 artigos retornados, 26 estudos compuseram esta revisão. Os resultados revelaram que os principais avanços são a importância das comunidades de investigação, a relevância do trabalho com FpC ainda nos primeiros anos de escolarização e a necessidade de uma condução eficiente no processo de elaboração dos questionamentos para as sessões do programa FpC. Os desafios compreendem sobretudo a figura do professor, e os obstáculos enfrentados por eles na aplicação do programa FpC.

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Biografia do Autor

Mayara Faria de Souza, Prefeitura Municipal de Bandeirantes/PR

Mestrado em andamento pela Universidade Federal do Paraná UTFPR, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Especialização pela Universidade Paulista, em Educação Especial. Também especialista pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Geografia e Desenvolvimento Regional: Natureza, Sociedade e Ensino de Geografia. Segunda Graduação pela Universidade Metropolitana de Santos, em Licenciatura em Filosofia. Primeira Graduação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Licenciatura Plena em Geografia. Membro ativo do grupo de Pesquisa: Observatório de Políticas Públicas, sob a orientação do Prof. Doutor: David da Silva Pereira. Professora da Educação Infantil, do quadro de servidores do Município de Bandeirantes/PR.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Faria de Souza, M. (2021). Filosofia para crianças - avanços e desafios atuais: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educar Mais, 5(4), 917–933. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2457

Edição

Seção

Artigos