Verificação de usabilidade em software educativo: uma avaliação prospectiva em objetos de aprendizagem sobre genética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2511

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Avaliação de Usabilidade, Ensino Médio, Genética

Resumo

Uma tendência é que a sala de aula se torne um ambiente cada vez mais dinâmico e interativo, fatores que podem motivar de forma abrangente os alunos e isso pode ser alcançado, por meio da aplicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) digitais. Nesse sentido, o presente trabalho visou avaliar por prospecção, a usabilidade de dois OAs disponíveis no repositório NOAS (Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa), com temática vinculada a genética. Para isso, foi utilizado um questionário já consolidado chamado ErgoList, essa ferramenta é baseada nos critérios ergonômicos de Scapin e Bastien (1993) e foi desenvolvido pelo LabiUtil (laboratório de Utilizabilidade da Informática da Universidade Federal de Santa Catarina) (CYBIS, 1997; CYBIS et al., 2000; CYBIS et al., 2010), o qual foi aplicado a professores experientes e graduados em Ciências Biológicas. Os resultados demonstraram que alguns critérios de usabilidade não atenderam às expectativas dos docentes, porém isso não seria um empecilho na eficiência/eficácia da utilização dos OAs. De acordo com os professores, estes recursos seriam utilizados em suas aulas devido sobretudo a forma como o conteúdo de genética é abordado, que pode ser motivador aos alunos. Sendo assim, os OAs selecionados para esse estudo podem ser considerados recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de genética no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Vanessa Faria de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutoranda no PPGIE (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Informática pelo PPGI (Programa de Pós-Graduação em Informática) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de Computação Aplicada, e ênfase em Engenharia de Software. Possuo especialização em Educação Especial Inclusiva, com ênfase em Tecnologia Assistiva. Sou graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011). Completei a Licenciatura em Matemática, pela UTFPR. Atualmente sou docente dedicação exclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá/RS. http://lattes.cnpq.br/0052710619133749

Gisele Patricia Scapini, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Engenharia Florestal pela mesma universidade (2006) e especialização em Ensino, Linguagens e suas tecnologias (2019). Atualmente atua como professora nas redes estadual, municipal e particular do município de Ibirubá/RS.

Mayara Faria de Souza, Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Mestranda pela Universidade Federal do Paraná UTFPR, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Especialização pela Universidade Paulista, em Educação Especial. Também especialista pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Geografia e Desenvolvimento Regional: Natureza, Sociedade e Ensino de Geografia. Segunda Graduação pela Universidade Metropolitana de Santos, em Licenciatura em Filosofia. Primeira Graduação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Licenciatura Plena em Geografia. Membro ativo do grupo de Pesquisa: Observatório de Políticas Públicas, sob a orientação do Prof. Doutor: David da Silva Pereira. Professora da Educação Infantil, do quadro de servidores do Município de Bandeirantes/PR. http://lattes.cnpq.br/5349739707425281

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Faria de Souza, V., Scapini, G. P., & Faria de Souza, M. . (2021). Verificação de usabilidade em software educativo: uma avaliação prospectiva em objetos de aprendizagem sobre genética. Revista Educar Mais, 5(5), 1203–1218. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2511

Edição

Seção

Artigos