Verificação de usabilidade em software educativo: uma avaliação prospectiva em objetos de aprendizagem sobre genética
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2511Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem, Avaliação de Usabilidade, Ensino Médio, GenéticaResumo
Uma tendência é que a sala de aula se torne um ambiente cada vez mais dinâmico e interativo, fatores que podem motivar de forma abrangente os alunos e isso pode ser alcançado, por meio da aplicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) digitais. Nesse sentido, o presente trabalho visou avaliar por prospecção, a usabilidade de dois OAs disponíveis no repositório NOAS (Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa), com temática vinculada a genética. Para isso, foi utilizado um questionário já consolidado chamado ErgoList, essa ferramenta é baseada nos critérios ergonômicos de Scapin e Bastien (1993) e foi desenvolvido pelo LabiUtil (laboratório de Utilizabilidade da Informática da Universidade Federal de Santa Catarina) (CYBIS, 1997; CYBIS et al., 2000; CYBIS et al., 2010), o qual foi aplicado a professores experientes e graduados em Ciências Biológicas. Os resultados demonstraram que alguns critérios de usabilidade não atenderam às expectativas dos docentes, porém isso não seria um empecilho na eficiência/eficácia da utilização dos OAs. De acordo com os professores, estes recursos seriam utilizados em suas aulas devido sobretudo a forma como o conteúdo de genética é abordado, que pode ser motivador aos alunos. Sendo assim, os OAs selecionados para esse estudo podem ser considerados recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de genética no Ensino Médio.
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