Saberes e práticas sobre o corpo em movimento na Educação Infantil: perspectiva de professoras
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2390Palavras-chave:
corpo e movimento, Educação Infantil, Saberes e práticasResumo
Este trabalho tem por objetivo promover uma discussão e reflexão sobre o papel do corpo e movimento com e para as crianças da Educação Infantil e a sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e autônomo das crianças, bem como identificar o conhecimento das professoras de um Centro de Educação Infantil do Município de Ji-Paraná/RO, sobre o “Corpo, Gestos e Movimentos” analisando as estratégias utilizadas para a realização das atividades. Para coleta dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com sete professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de Ji-Paraná/RO. Realizou-se a análise dos dados partindo da articulação das informações obtidas com o referencial teórico que discutem a importância do movimento na Educação Infantil, Freire (1989, 2006), Garanhani (2008), Baecker (1996), Miranda (2008), entre outros. Como resultado, afirmamos que o movimento é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança e deve ser considerado como parte essencial do planejamento do/a professor/a, uma vez que ele possibilita a aprendizagem em outras áreas do conhecimento.
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