O Modelo da Sala de Aula Invertida: Uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Modelos Flexíveis, Aprendizagem Ativa, Metodologias Ativas, DocentesResumo
O modelo da Sala de Aula Invertida abarca como uma possibilidade no processo de ensino e de aprendizagem e com o surgimento da Pandemia da Covid-19 se intensificou as reflexões por outras propostas no contexto educacional. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo refletir perante a percepção de docentes frente ao modelo da Sala de Aula Invertida como uma estratégia ativa no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa possui abordagem qualiquantitativa e foi delineada aos 132 docentes do Campus Pelotas - Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense com aplicação de um questionário pelo recurso do Google Forms com perguntas abertas e fechadas no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os resultados evidenciaram que esses docentes estão dispostos a implementar e a conhecer outras propostas no contexto educacional, possuem o entendimento frente ao Ensino Híbrido e especificamente ao modelo delineado. Apesar do retorno exíguo de participantes, considera-se esta pesquisa uma provocação a futuros estudos, pois se trata de uma temática contemporânea, relevante e de discussão crescente.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047. Acesso em: 09 nov. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de Conteúdo: Da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 04 março 2021.
CAREGNATO, Rita Catalina; MUTTI, Regina. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto e Contexto Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17.pdf. Acesso em: 04 março 2021.
EVANGELISTA, Átilla Mendes; SALES, Gilvandenys Leite. A Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e as Possibilidades de Uso da Plataforma Professor Online no Domínio das Escolas Públicas Estaduais do Ceará. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 566-583, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID558/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 23 março 2021.
KIEFER, Ana Paula; BATISTA, Natália Lampert. Pensando a Sala de Aula Invertida e o Canva como Ferramentas Didáticas para o Ensino Remoto. Metodologias e Aprendizado, v. 2, p. 143-156, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1421. Acesso em: 26 março 2021.
MORAES, Humberto Luiz Barros, et al. De Ensino Presencial para o Remoto Emergencial: Adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Revista Interfaces Científicas, v. 10, n.1, p. 180-193, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9271/4137. Acesso em: 26 março 2021.
MORAN, José. Metodologias Ativas e Modelos Híbridos na Educação. YAEGASHI, Solange e outros (org). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
MOREIRA, José Antônio Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um Ensino Remoto Emergencial para uma Educação Digital em Rede, em Tempos de Pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 09 nov. 2020.
MOREIRA, Marco Antônio. Abandono da Narrativa, Ensino Centrado no Aluno e Aprender a Aprender Criticamente. In: Conferência proferida no II Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Niterói, RJ. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/Abandonoport.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020.
OLIVEIRA, João Lucas dos Santos, et al. Sala de Aula 4.0 - Uma Proposta de Ensino Remoto Baseado em Sala de Aula Invertida, Gamification e PBL. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 1, p. 909-933, 2020. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p909. Acesso em: 24 março 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Elvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas considerações. Observatório Socioeconômico da Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana, et al. Metodologias Ativas e o Ensino Remoto de Biologia: Uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e719108465, 2020a. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8465/7374. Acesso em: 27 março 2021.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana, et al. Um Novo Contexto, Uma Nova Forma de Ensinar: Metodologias ativas em aulas remotas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, v. 6, Edição especial Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e142020, 2020b. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1420/585. Acesso em: 24 março 2021.
SANTOS, Vanide Alves dos Santos, et al. O Uso das Ferramentas Digitais no Ensino Remoto Acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. Anais do VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3875_31082020225021.pdf. Acesso em: 25 março 2021.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplos de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 04 março 2021.
SILVA Ellery Henrique Barros da; NETO, Jerônimo Gregório da Silva; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a Educação em Tempos de Isolamento Social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 1, n. 4, p. 29-44 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695. Acesso em: 20 de março 2021.
SOUZA, Sonia Maria da Fonseca, et al. Os Encontros e Desencontros do Ensino Presencial, A Distância e Remoto em Tempos de Covid-19. Revista Transformar, v. 14, Edição Especial, p. 38-51, 2020. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/viewFile/374/182. Acesso em: 11 nov. 2020.
VALENTE, José Armando. A Sala de Aula Invertida e a Possibilidade do Ensino Personalizado: Uma experiência com a graduação em midialogia. BACICH, L.; MORAN. J. (org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 26-44, 2018.
VALENTE, José Armando. Blended Learning e as Mudanças no Ensino Superior: A proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, v. 30, n. especial 4, p. 79-97, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339. Acesso em: 08 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Emerson da Rosa Rodrigues, Maria Isabel Giusti Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.