O Modelo Híbrido da Sala de Aula Invertida no Ensino de Fisioterapia: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2294

Palavras-chave:

Modelos Flexíveis, Ensino em Saúde, Ensino Superior, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação, ainda em andamento, intitulada ‘O Modelo da Sala de Aula Invertida como Proposta no Ensino de Fisioterapia: Um estudo de caso no conteúdo de Incontinência Urinária Feminina’, do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense do Campus Pelotas - Visconde da Graça. O artigo em questão trata-se de uma revisão sistemática da literatura a qual foi delimitado em artigos no idioma português, disponíveis e completos na íntegra, sem a delimitação do período de publicação e os descritores utilizados nas buscas foram ‘ensino híbrido’, ‘sala de aula invertida’, ‘educação em saúde’, ‘ensino em saúde’, ‘fisioterapia’, ‘metodologias ativas’, ‘ensino’ e ‘incontinência urinária’. As bases de dados escolhidas foram o Portal CAPES, o SciELO, o Portal BVS, o PubMed e o Google Acadêmico. O total de artigos encontrados foram 944, no entanto apenas 3 artigos estavam de acordo com os objetivos desse trabalho. Como a escassez de publicações científicas destinadas aos docentes da área, acredita-se que com isso, há angústias e receios para a aplicabilidade do modelo, seja esse o da Sala de Aula Invertida seja qualquer outro modelo híbrido.

 

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Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil. Graduação em Fisioterapia na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil.

 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Ciência da Computação (UFRGS), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul Câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Coordenadora da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE); Coordenadora da Rede e-Tec Brasil/IFSul; Coordenadora da Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação - CaVG/IFSul. http://orcid.org/0000-0001-9940-2138

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Bueno, M. B. T., & Giusti Moreira, M. I. (2021). O Modelo Híbrido da Sala de Aula Invertida no Ensino de Fisioterapia: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 5(2), 397–413. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2294

Edição

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Artigos