The Flipped Classroom Model: an active strategy for face-to-face and remote learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383

Keywords:

Blended Learning, Flexible Models, Active Learning, Active Methodologies, Docents

Abstract

The Flipped Classroom model embraces as a possibility in the teaching and learning process, and with the emergence of the Covid-19 Pandemic, the reflections for other proposals in the educational context have intensified.  Thus, this research aims to reflect on the teachers' perception of the Flipped Classroom model as an active strategy in the teaching and learning process. The research has a qualitative and quantitative approach and was designed for 132 teachers of the Pelotas - Visconde da Graça Campus of the Instituto Federal Sul-rio-grandense with the application of a questionnaire using Google Forms with open and closed questions in the period from December 2020 to January 2021. The results showed that these teachers are willing to implement and learn about other proposals in the educational context, and have an understanding of Blended Learning and specifically of the model outlined. Despite the small number of participants, this research is considered a provocation for future studies, since it is a contemporary, relevant, and increasingly discussed theme.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Graduação em Fisioterapia na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil. Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense  Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

 

Emerson da Rosa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas - Visconde da Graça

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Campus Charqueadas, Rio Grande do Sul. Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas - Visconde da Graça

Doutora em Ciência da Computação  (UFRGS) e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul Câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Coordenadora da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE), Coordenadora da Rede e-Tec Brasil/IFSul e Coordenadora da Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação - CaVG/IFSul.

References

ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047. Acesso em: 09 nov. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. SP: Edições 70, 2011.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de Conteúdo: Da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 04 março 2021.

CAREGNATO, Rita Catalina; MUTTI, Regina. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto e Contexto Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17.pdf. Acesso em: 04 março 2021.

EVANGELISTA, Átilla Mendes; SALES, Gilvandenys Leite. A Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e as Possibilidades de Uso da Plataforma Professor Online no Domínio das Escolas Públicas Estaduais do Ceará. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 566-583, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID558/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 23 março 2021.

KIEFER, Ana Paula; BATISTA, Natália Lampert. Pensando a Sala de Aula Invertida e o Canva como Ferramentas Didáticas para o Ensino Remoto. Metodologias e Aprendizado, v. 2, p. 143-156, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1421. Acesso em: 26 março 2021.

MORAES, Humberto Luiz Barros, et al. De Ensino Presencial para o Remoto Emergencial: Adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Revista Interfaces Científicas, v. 10, n.1, p. 180-193, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9271/4137. Acesso em: 26 março 2021.

MORAN, José. Metodologias Ativas e Modelos Híbridos na Educação. YAEGASHI, Solange e outros (org). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.

MOREIRA, José Antônio Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um Ensino Remoto Emergencial para uma Educação Digital em Rede, em Tempos de Pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 09 nov. 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. Abandono da Narrativa, Ensino Centrado no Aluno e Aprender a Aprender Criticamente. In: Conferência proferida no II Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Niterói, RJ. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/Abandonoport.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020.

OLIVEIRA, João Lucas dos Santos, et al. Sala de Aula 4.0 - Uma Proposta de Ensino Remoto Baseado em Sala de Aula Invertida, Gamification e PBL. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 1, p. 909-933, 2020. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p909. Acesso em: 24 março 2021.

PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Elvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas considerações. Observatório Socioeconômico da Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana, et al. Metodologias Ativas e o Ensino Remoto de Biologia: Uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e719108465, 2020a. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8465/7374. Acesso em: 27 março 2021.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana, et al. Um Novo Contexto, Uma Nova Forma de Ensinar: Metodologias ativas em aulas remotas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, v. 6, Edição especial Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e142020, 2020b. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1420/585. Acesso em: 24 março 2021.

SANTOS, Vanide Alves dos Santos, et al. O Uso das Ferramentas Digitais no Ensino Remoto Acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. Anais do VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3875_31082020225021.pdf. Acesso em: 25 março 2021.

SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplos de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 04 março 2021.

SILVA Ellery Henrique Barros da; NETO, Jerônimo Gregório da Silva; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a Educação em Tempos de Isolamento Social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 1, n. 4, p. 29-44 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695. Acesso em: 20 de março 2021.

SOUZA, Sonia Maria da Fonseca, et al. Os Encontros e Desencontros do Ensino Presencial, A Distância e Remoto em Tempos de Covid-19. Revista Transformar, v. 14, Edição Especial, p. 38-51, 2020. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/viewFile/374/182. Acesso em: 11 nov. 2020.

VALENTE, José Armando. A Sala de Aula Invertida e a Possibilidade do Ensino Personalizado: Uma experiência com a graduação em midialogia. BACICH, L.; MORAN. J. (org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 26-44, 2018.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as Mudanças no Ensino Superior: A proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, v. 30, n. especial 4, p. 79-97, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339. Acesso em: 08 nov. 2020.

Published

2021-05-19

How to Cite

Tomaschewski Bueno, M. B., da Rosa Rodrigues, E., & Giusti Moreira, M. I. (2021). The Flipped Classroom Model: an active strategy for face-to-face and remote learning. Educar Mais, 5(3), 662–684. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383

Issue

Section

Articles