Implicações do paradigma emergente na formação continuada dos (as) professores (as) da rede municipal de Palmas – TO em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2121Palavras-chave:
Palavras-chave: Formação Continuada; Paradigma Emergente; Ensino Remoto.Resumo
O trabalho tem como objetivo compreender como a rede municipal de Educação de Palmas – TO está desenvolvendo, no contexto da Pandemia do Covid-19, o processo formativo, de maneira que os professores sejam os protagonistas no ensino remoto. O procedimento adotado para alcançar o objetivo foi a abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica elencando referencias teóricos e empírico que alicerçam a discussão proposta. Pensar a formação continuada no enfoque ontológico a partir da complexidade e da transdisciplinaridade, em um cenário de desordem, incertezas e indeterminismo reafirmados pela pandemia, requer uma mudança profunda de natureza sistêmica fazendo as conexões necessárias entre ser humano, conhecimento e realidade. No momento atual, urge a necessidade de romper com o reducionismo que prevalecem nos processos de formação continuada dos profissionais de educação e os enfoques tradicionais que subsidiam suas práticas pedagógicas. Partindo desta conjuntura buscaremos compreender as possibilidades que a realidade quântica, princípio base do paradigma emergente, vem nos apresentado em relação à formação continuada de profissionais da educação diante a pandemia.
Downloads
Referências
BEHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
BEHRENS, Marilda. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2011.
CARVALHO, José Maurício. História da filosofia e tradições culturais: um diálogo com Joaquim de Carvalho. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
COLOM, Antoni J. A (des)construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAES, M. C.; TORRES, S. Pesquisando a partir do pensamento complexo: elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 58, p. 145-172, 2006.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Walk, 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, D.F. UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. Educar na era planetária. O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
MORIN, E. Cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2006.
MORIN, Edgar. O meu caminho. Entrevista com Djénane Kareh Tager. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom. 1999.
PINEAU, G.; PATRICK, P. Trandisciplinarité et formation. Paris: L´Harmattn, 2005.
PINEAU, Gaston. Temporalidade na formação: rumo a novos sincronizadores. Trad. Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Trion, 2003.
SOMMERNAN, A. Formação e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre emergências formativas do CETRANS. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova Lisboa e à Université François Rabelais de Tours. Lisboa: 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/400. Acesso em: 20 set. 2006.
TORRE, S. DE LA; BARRIOS, O. Curso de formação de educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria José de Pinho, Marina Carla da Cruz Queiroz, Jocyléia Santana dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.