O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038Palavras-chave:
prática, formação, planejamentoResumo
O texto relata o processo de investigação-formação de acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química de um Instituto Federal, no componente curricular de prática pedagógica. Esta se desenvolveu pelo desencadeamento de investigações sobre o planejamento pedagógico em escolas da educação básica, nas quais os acadêmicos se inseriram, realizando entrevistas e observações sobre o planejamento individual docente e sobre o planejamento coletivo, compreendido como o projeto pedagógico. Os pressupostos teóricos pautam-se pela perspectiva do professor reflexivo, e pela compreensão da prática como práxis interligada à teoria. As análises geradas tratam da relação entre os pressupostos teóricos estudados nas licenciaturas e suas potencialidades de análise da prática investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.