FACILIDADES E DESAFIOS NO ESTUDO DE OLERICULTURA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS ORIUNDOS DAS ZONAS RURAL E URBANA DA REGIÃO SUL/RS.

Autores

  • Ademar Fernandes Ornel
  • Adriane Maria Delgado Menezes
  • Vitor Hugo Borba Manske
  • Mariluce dos Santos Kurz Vieira

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.494

Resumo

O conteúdo de Olericultura (estudo do cultivo de plantas herbáceas, cultivadas em hortas), ministrado nos Cursos de Técnico em Agropecuária, é de fundamental importância, pois permite aliar teoria e prática, tornando a aprendizagem mais significativa. Com este trabalho, buscamos responder uma problemática de pesquisa: Os alunos da zona rural apresentam maior facilidade na construção do conhecimento pela significância dada aos conteúdos de olericultura em relação aos alunos da zona urbana? O objetivo deste trabalho é: Identificar se os conteúdos de Olericultura, desenvolvidos na disciplina de Agricultura Geral, são mais bem compreendidos por alunos oriundos da zona rural ou da zona urbana. Em termos metodológicos de pesquisa, trabalharemos com estudo de caso, utilizando de investigações inicialmente de cunho quantitativo, em que aplicaremos um questionário fechado à 23 alunos da turma, do Curso de Agropecuária, de uma escola de ensino médio do interior do RS, do ano letivo de 2016, com o intuito de verificar a relação destes com as atividades práticas de agricultura e, em especial, de olericultura, ademais suas preferências e facilidades na construção de conceitos, Após, os dados serão mapeados e as análises realizadas através do programa excel. Logo, procederemos à investigação qualitativa, caracterizada pela realização de observações in loco, na sala de aula e demais espaços destinados às aulas práticas, no período de desenvolvimento das atividades referentes ao ensino de olericultura pelos alunos. Após realizada as observações, passaremos aos questionários abertos, os quais serão aplicados à totalidade de alunos da referida turma. Agruparemos as perguntas em categorias: nível de conhecimento do conteúdo, experiências de práticas agrícolas e facilidade de aprendizagem do conteúdo. Este trabalho nos proporcionará identificar as limitações postas ao Ensino de Olericultura, a fim de qualificar o mesmo e, consequentemente, valorizar o trabalho pedagógico desenvolvido no CAVG, no sentido de atender as demandas de acordo com as especificidades dos alunos. O produto final pretendido é a construção uma Cartilha, acerca das facilidades e desafios enfrentados pelos alunos das zonas rural e urbana, no estudo de olericultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Ornel, A. F., Menezes, A. M. D., Manske, V. H. B., & Vieira, M. dos S. K. (2017). FACILIDADES E DESAFIOS NO ESTUDO DE OLERICULTURA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS ORIUNDOS DAS ZONAS RURAL E URBANA DA REGIÃO SUL/RS. Revista Educar Mais, 1(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%p.494

Edição

Seção

Artigos