Educação e realidade brasileira a partir de uma leitura em Karl Marx: entrevista com Avelino da Rosa Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.230-245.1520

Palavras-chave:

Karl Marx, Dialética, Formação omnilateral, Pedagogia.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a transcrição da entrevista pública realizada com o Professor Dr. Avelino da Rosa Oliveira, no decorrer de um evento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que teve a compreensão da realidade educacional brasileira, com base em Karl Marx, o foco para elaboração das perguntas. A entrevista pública foi uma das atividades do evento “O Mestrado em Educação da UNIPAMPA na região”, promovido pelo PPGEdu, em 25 de novembro de 2017. A proposta para esta atividade surgiu em função das indagações de estudantes participantes do componente curricular “Legislação e Políticas Públicas em Educação”, do PPGEdu da UNIPAMPA. O entrevistado discutiu a realidade brasileira, com base em Marx, abordando os conceitos de dialética, trabalho, formação omnilateral e Pedagogia. Os resultados demonstram que a filosofia de Marx é atual para a compreensão da realidade educacional brasileira e, além disso, produtiva para a implementação de novas atividades em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Selau, UNIPAMPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski.

E-mail: bentoselau@unipampa.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5792-0284

Silvana Maria Gritti, UNIPAMPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

E-mail: silvanagritti@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-08-21

Como Citar

Selau, B., & Gritti, S. M. (2019). Educação e realidade brasileira a partir de uma leitura em Karl Marx: entrevista com Avelino da Rosa Oliveira. Revista Educar Mais, 3(2), 230–245. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.230-245.1520

Edição

Seção

Artigos