Análise do Programa de Monitorias destinadas aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça – Instituto Federal Sul-rio-grandense
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.120-133.1337Palabras clave:
aprendizagem, educação superior, ensinoResumen
As dificuldades encontradas, pelos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça – Instituto Federal Sul-rio-grandense, em conteúdos relativos às áreas básicas, as quais influenciam no entendimento de assuntos abordados em disciplinas específicas, motivou a implantação de um programa de monitorias. Para a obtenção de resultados, foi aplicado um questionário aos segmentos professores, monitores e alunos, para ter conhecimento o quanto o programa contribuiu para a melhoria da qualidade de aprendizagem. Percebeu-se que, estas ações foram satisfatórias, pois houve troca de experiência entre alunos que se encontram em diferentes níveis, melhorias na qualidade de aprendizado e no esclarecimento de dúvidas dos conteúdos, além de crescente interesse e participação em sala de aula. Para os monitores, a colaboração foi um ato de grande responsabilidade, pois tiveram a oportunidade de ajudar colegas a vencer desafios, motivando-os a continuar os estudos. Aos docentes, o fato de ter um apoio extra, provocou um aumento de rendimento dos alunos. Conclui-se que a monitoria promoveu o fortalecimento das atividades de educacionais.
Palavras-chave: Aprendizagem; educação superior; ensino.
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