Educação contemporânea

perspectiva biopsicossocial de inclusão

Autores

  • Karoline Santos Rodrigues Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO - Brasil
  • Zenaide Dias Teixeira Universidade Estadual de Goiás – UEG, Luziânia/GO – Brasil
  • Ronaldo Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG, Luziânia/GO - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.612-625.3296

Palavras-chave:

Paradigmas da educação, modelo biopsicossocial, pedagogia diferenciada, educação inclusiva, pós-modernidade

Resumo

Versar sobre educação inclusiva na sociedade atual requer uma reflexão sobre as rupturas pelas quais essa temática vem passando. Outrossim, com base no que for construtivo, considerar estratégias ou práticas de ensino as quais contemplem a desejada inclusão de qualidade para estudantes com deficiência é imprescindível. A proposta deste trabalho é guiada pela pergunta: quais os desafios da educação inclusiva para a pós-modernidade? No presente artigo, portanto, enfatiza-se a relação do pensamento pós-moderno com o modelo biopsicossocial de inclusão, analisando o contexto atual. Nosso objetivo geral é discutir o cenário da pós-modernidade, utilizando-o como um eixo para pensarmos a construção da diversidade e seus desafios quanto às questões direcionadas à educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e caráter teórico, que abrange discussões voltadas aos paradigmas da educação inclusiva e das concepções pós-modernas no campo da educação. Como resultados, apontamos o potencial da interdisciplinaridade entre diferentes áreas, que em conjunto com a pedagogia da diferenciação, considera uma prática que implica na valorização das individualidades, sem omissão do trabalho coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO - Brasil

Mestranda no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT - UEG) e Bolsista da Fapeg. Especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens (IFB) e em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (UCB). Licenciatura em Pedagogia e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Docente na Secretaria Municipal de Educação ? Anápolis-GO. Membro do Grupo de Pesquisa LECCE - Letramentos, Cultura, Conectividade e educação, grupo que pertence à Secretaria Municipal de Educação de Anápolis e à Universidade Estadual de Goiás. Na linha de pesquisa estuda linguagem e práticas sociais na perspectiva da Cultura Digital.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9114651185455496

Zenaide Dias Teixeira, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Luziânia/GO – Brasil

Pós-Doutora pela Universidade de Brasília em Sociolinguística Educacional. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Docente do Ensino Superior desde 2006 e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2010. Atuou como coordenadora de pesquisa em 2015 (UEG/Câmpus Luziânia). Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia (UEG/Câmpus Luziânia) em 2015, 2017, 2018 e 2019.É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC (CNPq); do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento; e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG (Unidade Universitária de Luziânia).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3273294642300214

Ronaldo Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Luziânia/GO - Brasil

Doutor (Ph.D) em Educação - EDUCATION - Wisconsin International University United State of America - (EUA.2007). Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - DF (2003) Especialista em Administração Escolar pela Universo - Universidade Salgado Filho - Rio de Janeiro - 1997. Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes - Bahia. Graduado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (Universidade Católica de Brasília - DF) - Distrito Federal - 1979. Professor do curso de educação física em diversas universidades em Brasília, Universidade Católica de Brasília - DF, Universidade de Brasília - UNB cursos de pós-graduação (orientações), IESB-DF. Atualmente é professor colaborador do Curso de Mestrado em Educação na Unidade Luziânia - (GO) da Universidade Estadual de Goiás - (UEG) e Docente dos cursos graduação em Administração, Pedagogia e Docente e dos cursos de pós graduação em Educação e Gestão da Educação Superior: Presentificando a Interdisciplinaridade) e no MBA em Gestão de Negócios e Inovação e professor e Tutor de diversas disciplinas nas áreas de Educação Física, Pedagogia, Administração, Recursos Humanos, Gestão Pública e Hospitalar, atuando tamém nos cursos de Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração, Nutrição, Sociologia e Filosofia, Inoção e Tecnologia, do Centro Universitário Unimauá Brasília - DF e Parecerista de Projetos de Extensão PROExT (UEG) e da Revista Inter-Continental dos Esportes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0703387284532701

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

RODRIGUES, K. S.; TEIXEIRA, Z. D.; SILVA, R. R. da. Educação contemporânea: perspectiva biopsicossocial de inclusão. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 612–625, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.612-625.3296. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3296. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas