Educação contemporânea
perspectiva biopsicossocial de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.612-625.3296Palabras clave:
Paradigmas da educação, modelo biopsicossocial, pedagogia diferenciada, educação inclusiva, pós-modernidadeResumen
Versar sobre educação inclusiva na sociedade atual requer uma reflexão sobre as rupturas pelas quais essa temática vem passando. Outrossim, com base no que for construtivo, considerar estratégias ou práticas de ensino as quais contemplem a desejada inclusão de qualidade para estudantes com deficiência é imprescindível. A proposta deste trabalho é guiada pela pergunta: quais os desafios da educação inclusiva para a pós-modernidade? No presente artigo, portanto, enfatiza-se a relação do pensamento pós-moderno com o modelo biopsicossocial de inclusão, analisando o contexto atual. Nosso objetivo geral é discutir o cenário da pós-modernidade, utilizando-o como um eixo para pensarmos a construção da diversidade e seus desafios quanto às questões direcionadas à educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e caráter teórico, que abrange discussões voltadas aos paradigmas da educação inclusiva e das concepções pós-modernas no campo da educação. Como resultados, apontamos o potencial da interdisciplinaridade entre diferentes áreas, que em conjunto com a pedagogia da diferenciação, considera uma prática que implica na valorização das individualidades, sem omissão do trabalho coletivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.