Competências e Laboratórios On-line
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3610Palavras-chave:
Revisão sistemática da literatura, competências, conhecimentos, conhecimentos, habilidades, atitudes, laboratórios remotosResumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de relacionar as competências ligadas à utilização de laboratórios remotos. Foi utilizado o modelo PRISMA para conduzir a revisão, considerando artigos publicados em revistas e anais de eventos entre 2013 e 2023, e indexados nas bases ACM Digital Library, IEEExplore, Scopus e Web of Science. Foram incluídos trabalhos que tratam de competências em laboratórios remotos, e excluídos outros tipos de documentos, documentos que não tratam do tema ou têm resultados irrelevantes para as perguntas de pesquisa. A pesquisa nas bases de dados foi realizada em outubro de 2023, e foram encontrados 953 documentos, excluindo-se 309 duplicados, e 609 na triagem, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Dos 7 trabalhos selecionados, foram extraídas 7 competências em 3 diferentes áreas, e relacionados seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Este estudo apresenta um conjunto de competências relacionadas a laboratórios remotos, que podem ser utilizadas para aprimorar o desenvolvimento desses recursos educacionais, bem como os aspectos pedagógicos de sua aplicação. No entanto, mais pesquisas nessa área são necessárias para fornecer uma descrição mais detalhada das competências relacionadas.
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