Competences and Online Laboratories

A Systematic Literature Review

Autores/as

  • José Pedro Schardosim Simão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Carinna Nunes Tulha Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Isabela Nardi da Silva Universidade de Deusto
  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3610

Palabras clave:

Systematic literature review, competences, knowledge, skill, attitudes, remote laboratories

Resumen

This work presents a systematic literature review aimed at listing the competences associated with the use of remote laboratories. The PRISMA model was employed to conduct the review, considering papers published in journals and conference proceedings between 2013 and 2023, and indexed in the ACM Digital Library, IEEExplore, Scopus, and Web of Science databases. Studies addressing competences in remote laboratories were included, while other document types, studies unrelated to the topic, or with irrelevant results to the research questions were excluded. The search in the databases was carried out in October 2023, yielding 953 documents, with 309 duplicates removed, and 609 documents removed during the screening process, adhering to the inclusion and exclusion criteria. From the 7 selected papers, 7 competences were identified across 3 distinct areas, linking their knowledge, skills, and attitudes. This study presents a set of competences related to remote laboratories, which can be used to further improve the development of these educational resources, as well as the pedagogical aspects of their application. However, further research in this area is needed to provide a more detailed description of the related competences.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Pedro Schardosim Simão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro de Software Sênior na SAP. Doutorando em Informática na Educação na UFRGS. Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC (2018), com período sanduíche na Université TÉLUQ (Canadá). Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (Bel.), também pela UFSC (2015), com período sanduíche na University of Windsor (Canadá). Foi docente de informática do Instituto Federal de Santa Catarina (2018 - 2019). Participou do programa Emerging Leaders in the Americas (ELAP) do governo do Canadá e do programa Ciência sem Fronteira da CAPES. Ganhador do prêmio Campus Mobile 2013 (USP/Instituto NET Claro Embratel) de melhor aplicativo educacional.

Carinna Nunes Tulha, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Tecnologia (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), Mestre em Tecnologia (UNICAMP) e Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Desde 2014 realiza pesquisas sobre o uso tecnologias educacionais digitais, desenvolveu jogos educacionais digitais integrados à laboratórios remotos; pesquisou sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e analisou dados provenientes de interações com laboratórios remotos. Possui como interesse aprofundar pesquisas relacionadas ao estimulo da motivação e engajamento, e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudante durante a utilização de tecnologias educacionais digitais. Criou o framework LEDA, que faz uso de learning analytics em dados de interação com laboratórios remotos, analisados as competências técnicas, analíticas e digitais desenvolvidas/necessárias pelo estudante durante a experimentação, a partir de uma taxonomia própria. Em adição, iniciou pesquisas no campo de Processamento de Linguagem Natural (NLP), com operações de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) voltados à compreensão da língua portuguesa. Embaixadora e Instrutora Certificada pelo Deep Learning Institute da NVIDIA no curso "Building RAG Agents with LLMs". Atualmente, atua como especialista em Inteligência Artificial (IA), no SENAI-SP. 

Isabela Nardi da Silva, Universidade de Deusto

Docente e Investigadora na Universidade EUNEIZ. Doutora em Engenharia para a Sociedade da Informação e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Deusto, na Espanha, e em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Licenciada em Pedagogia, com segunda licenciatura em Letras/Inglês e especialista em Tecnologias e Educação a Distância e Psicologia do Desenvolvimento. Possui experiência com pesquisa e docência na área de tecnologias educacionais, com ënfase em formação de professores, laboratórios remotos e realidade virtual.

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Também é coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertadas cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática. É pesquisadora atuante de três grupos de pesquisa: Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS), Laboratórios de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) e Educação e Envelhecimento: múltiplas interfaces (UFRGS). Além disso é pesquisadora associada na Rede Nacional de Ciência para Educação e coordenadora da linha de pesquisa sobre aspectos socioafetivos na Educação a Distância da UFRGS.

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Também é coordenador do grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab).

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University, NY, EUA (2018-2019) e pelo Programa PRINT/CAPES no Ed@Lab da Universitat Oberta de Catalunya (UOC), Barcelona, Espanha (2023). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education.Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação desde 2016. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de EDUCAÇÃO da FAPERGS.Membro do Conselho Científico da Associação Brasileirade Educação a Distância (ABED).

Descargas

Publicado

2025-10-20

Cómo citar

SCHARDOSIM SIMÃO, J. P.; NUNES TULHA, C.; NARDI DA SILVA, I.; ROCHA MACHADO, L.; BENTO DA SILVA, J.; BEHAR, P. A. Competences and Online Laboratories: A Systematic Literature Review. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3610. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3610. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas