Competências e Laboratórios On-line

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • José Pedro Schardosim Simão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Carinna Nunes Tulha Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Isabela Nardi da Silva Universidade de Deusto
  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3610

Palavras-chave:

Revisão sistemática da literatura, competências, conhecimentos, conhecimentos, habilidades, atitudes, laboratórios remotos

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de relacionar as competências ligadas à utilização de laboratórios remotos. Foi utilizado o modelo PRISMA para conduzir a revisão, considerando artigos publicados em revistas e anais de eventos entre 2013 e 2023, e indexados nas bases ACM Digital Library, IEEExplore, Scopus e Web of Science. Foram incluídos trabalhos que tratam de competências em laboratórios remotos, e excluídos outros tipos de documentos, documentos que não tratam do tema ou têm resultados irrelevantes para as perguntas de pesquisa. A pesquisa nas bases de dados foi realizada em outubro de 2023, e foram encontrados 953 documentos, excluindo-se 309 duplicados, e 609 na triagem, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Dos 7 trabalhos selecionados, foram extraídas 7 competências em 3 diferentes áreas, e relacionados seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Este estudo apresenta um conjunto de competências relacionadas a laboratórios remotos, que podem ser utilizadas para aprimorar o desenvolvimento desses recursos educacionais, bem como os aspectos pedagógicos de sua aplicação. No entanto, mais pesquisas nessa área são necessárias para fornecer uma descrição mais detalhada das competências relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Schardosim Simão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro de Software Sênior na SAP. Doutorando em Informática na Educação na UFRGS. Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC (2018), com período sanduíche na Université TÉLUQ (Canadá). Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (Bel.), também pela UFSC (2015), com período sanduíche na University of Windsor (Canadá). Foi docente de informática do Instituto Federal de Santa Catarina (2018 - 2019). Participou do programa Emerging Leaders in the Americas (ELAP) do governo do Canadá e do programa Ciência sem Fronteira da CAPES. Ganhador do prêmio Campus Mobile 2013 (USP/Instituto NET Claro Embratel) de melhor aplicativo educacional.

Carinna Nunes Tulha, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Tecnologia (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), Mestre em Tecnologia (UNICAMP) e Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Desde 2014 realiza pesquisas sobre o uso tecnologias educacionais digitais, desenvolveu jogos educacionais digitais integrados à laboratórios remotos; pesquisou sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e analisou dados provenientes de interações com laboratórios remotos. Possui como interesse aprofundar pesquisas relacionadas ao estimulo da motivação e engajamento, e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudante durante a utilização de tecnologias educacionais digitais. Criou o framework LEDA, que faz uso de learning analytics em dados de interação com laboratórios remotos, analisados as competências técnicas, analíticas e digitais desenvolvidas/necessárias pelo estudante durante a experimentação, a partir de uma taxonomia própria. Em adição, iniciou pesquisas no campo de Processamento de Linguagem Natural (NLP), com operações de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) voltados à compreensão da língua portuguesa. Embaixadora e Instrutora Certificada pelo Deep Learning Institute da NVIDIA no curso "Building RAG Agents with LLMs". Atualmente, atua como especialista em Inteligência Artificial (IA), no SENAI-SP. 

Isabela Nardi da Silva, Universidade de Deusto

Assistente de Pesquisa no DeustoTech, fundação da Universidade de Deusto, Espanha. Doutoranda em Engenharia para a Sociedade da Informação e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Deusto, na Espanha, e em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Licenciada em Pedagogia, com segunda licenciatura em Letras/Inglês e especialista em Tecnologias e Educação a Distância e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, com aperfeiçoamento em Tecnologias Assistivas e TIC na Educação. Possui experiência com pesquisa e docência na área de tecnologias educacionais, com ënfase em formação de professores, laboratórios remotos e realidade virtual.

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Também é coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertadas cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática. É pesquisadora atuante de três grupos de pesquisa: Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS), Laboratórios de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) e Educação e Envelhecimento: múltiplas interfaces (UFRGS). Além disso é pesquisadora associada na Rede Nacional de Ciência para Educação e coordenadora da linha de pesquisa sobre aspectos socioafetivos na Educação a Distância da UFRGS.

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Também é coordenador do grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab).

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University, NY, EUA (2018-2019) e pelo Programa PRINT/CAPES no Ed@Lab da Universitat Oberta de Catalunya (UOC), Barcelona, Espanha (2023). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education.Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação desde 2016. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de EDUCAÇÃO da FAPERGS.Membro do Conselho Científico da Associação Brasileirade Educação a Distância (ABED).

Downloads

Publicado

2025-10-20

Como Citar

SCHARDOSIM SIMÃO, J. P.; NUNES TULHA, C.; NARDI DA SILVA, I.; ROCHA MACHADO, L.; BENTO DA SILVA, J.; BEHAR, P. A. Competências e Laboratórios On-line: uma revisão sistemática da literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3610. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3610. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas