O ensino de Física na Educação Superior à luz da Inovação Pedagógica

uma revisão sistemática da literatura nacional

Autores

  • Anthony Renan Brum Rodrigues Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Ynara Maidana de Vargas Farias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Natali Gonçalves Gomes Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Lisete Funari Dias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196

Palavras-chave:

Ensino de Física, ensino superior, inovação pedagógica

Resumo

A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar, à luz da inovação pedagógica, o que a literatura científica nacional apresenta sobre o ensino de Física na Educação Superior. Como questão de pesquisa, tem-se: como o ensino de Física na Educação Superior se apresenta na literatura científica nacional? Optou-se por uma pesquisa bibliográfica e exploratória, obedecendo os passos procedimentais da revisão sistemática de literatura. Utilizou-se três indexadores de pesquisas científicas: SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Portal OasisBR. Foram considerados artigos científicos, monografias, dissertações e teses. A partir da leitura dos resumos de cada estudo, selecionou-se aqueles que contemplavam os critérios de inclusão e exclusão; assim, 20 estudos foram selecionados e criaram-se três categorias temáticas oportunizadas pelos assuntos em semelhança. Os resultados trazem a perspectiva inovadora em diferentes vieses, contemplando um Ensino de Física visto de diferentes cenários: utilizando metodologias ativas; a busca pela superação dos índices evasivos; e o papel fundamental das aulas experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Renan Brum Rodrigues, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. Licenciado em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Foi bolsista pesquisador pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Bolsista Residente pelo Programa Residência Pedagógica da CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq e bolsista de pesquisa e de extensão pelo PDA/UNIPAMPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: neurociência aplicada à educação, inovação pedagógica, aprendizagens ativas, educação em ciências e docência do ensino superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1904141626106685

Ynara Maidana de Vargas Farias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE) através da Universidade Federal do Pampa, Unidade Bagé. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Bagé, com formação em Design Gráfico, SENAC e técnico em Administração. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas de Letramentos Sociais e Ensino/Aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e membro do Grupo de Pesquisa Philos Sophias através da Universidade Federal do Pampa. Participou do movimento Festa Literária das Periferias (FLUP): Uma Revoluação Chamada Carolina, 2020. Co-fundadora do coletivo negro HistoriAFROgrafia e do Epaço de Desenvolvimento Infantil Novo Mundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681249402549342

Natali Gonçalves Gomes, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé no Programa de Pós Graduação em Ensino. É especialista em Gestão de Currículo na Formação Docente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Unidade Bagé. Formada no Curso Normal (Magistério) pela Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana. Possui experiência com ênfase na educação há aproximadamente dez anos, já atuou na rede municipal de ensino na área da Educação Infantil, estágio profissional na Escola Presidente Emílio Garrastazu Médici Fundação Bradesco e também já atuou como bolsista da CAPES de iniciação á docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (Pibid-Pedagogia). Atualmente é professora na rede privada de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9805992622003869

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5738457184189921

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

RODRIGUES, A. R. B.; FARIAS, Y. M. de V.; GOMES, N. G.; DIAS, L. F. O ensino de Física na Educação Superior à luz da Inovação Pedagógica: uma revisão sistemática da literatura nacional. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 488–508, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3196. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.